“Uma noite histórica”, assim definiu o prefeito José Salomão no lançamento no projeto Techinclusão: Capacitação Tecnológica para a Transformação Profissional do Tocantins, em aula inaugural, no Auditório Professora Margarida.
Dianópolis é o primeiro município a sediar o lançamento do projeto, que busca promover a qualificação profissional, proporcionar a inclusão social e articular a formação com as dinâmicas da economia local.
O prefeito José Salomão destacou o entusiasmo em receber um projeto que tem valor incalculável para o crescimento da cidade. “A educação é investimento, com isso, estamos construindo pontes para oportunidades, abrindo portas para a evolução pessoal e profissional, e promovendo uma sociedade mais inclusiva e equitativa”, ressaltou Salomão.
O projeto tem parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Governo Federal. Durante o evento, o secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do TEM, Magno Lavigne, dedicou os parabéns aos cursistas. “Estamos na era da informação e ficamos imensamente felizes em observar este auditório lotado. Isso significa o incentivo que tanto é necessário implementar para impulsionar o sonho de cada um de vocês”, salientou.
O Techinclusão, coordenado pelo professor George França, é um projeto de extensão da UFT. Em seu pronunciamento pontuou a relevância da política social, sobretudo, o apoio fundamental para consecução dos objetivos. “O prefeito José Salomão abraçou carinhosamente nosso projeto e em momento algum duvidou da potencialidade do techinclusão”, alegou.
O coordenador do polo Dianópolis, Stânio Vieira apresentou todos os instrutores e as mobilizadoras sociais. “São peças fundamentais para que nosso projeto caminhe e colha bons frutos. Hoje, estamos escrevendo uma linda história para a nossa Dianópolis”, disse Vieira.
Expectativa dos alunos
O cursista Wanderson Oliveira falou sobre a expectativa em iniciar o curso, sendo um sonho de infância. “Este curso chegou na hora certa, sempre foi um sonho fazer um curso voltado para programação, especialmente pela relevância e momento cada vez mais tecnológico que estamos vivendo. Estou ansioso, feliz e agradecido por este curso”, destacou Oliveira.
Já a Raquel, realizou a inscrição para o curso de desenvolvimento de sites. “Eu trabalho com vendas e me inscrevi com o objetivo de expandir o meu negócio e aprender mais. Fiquei muito feliz em observar esse auditório tão cheio de jovens em busca de mais conhecimento”, pontuou.
Mesa de honra
Além dos citados, participaram da mesa de honra o ex-senador da República Donizeti Nogueira, o secretário municipal de Administração e Patrimônio, Frederico Nunes Póvoa Aires, a secretária municipal de Educação, Anisiana Jacobina, o assessor-chefe da Assessoria Especial de Promoção de Igualdade no Trabalho do MTE, Ronaldo Crispim e o vereador Ambrósio Fernandes, representando a Câmara Municipal.
A cerimônia
O momento contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal Bento Jacinto da Silva, regida pelo maestro Wilker Araújo e de um número musical com a aluna Beatriz Alencar e do professor Saulo, que brilharam no palco.
Sobre o Techinclusão
O projeto Tech Inclusão, desenvolvido pela UFT (Universidade Federal do Tocantins) com parceria da Prefeitura de Dianópolis, é voltado para jovens de 16 a 29 anos que terão cursos profissionalizantes na área de tecnologia, como Criação de Sites, Programação de Serviços Web e Desenvolvimento Mobile, com carga horária de 240 horas (quatro meses), sendo que todos os contemplados receberão um auxílio permanência de R$ 250.