Um recorde no Tocantins, a Prefeitura de Dianópolis entregou 318 títulos definitivos de propriedade do bairro Vila Nova, após anos de ocupação irregular e insegurança jurídica dos imóveis. A solenidade de entrega aconteceu na Praça da Juventude, setor Nova Cidade, sendo a conclusão de terceira etapa, ao todo, quase 1000 títulos já foram entregues pela Gestão.
Para o prefeito José Salomão, o momento marca a realização de um sonho e a efetivação de políticas públicas que selam a importância de lutar por quem mais precisa. “Com imenso orgulho e emoção que nos reunimos para este momento histórico. É mais que um título, é a garantia da segurança jurídica, por isso trabalhamos incansavelmente para chegarmos a este dia. Isso tudo é fruto do trabalho de todos os parceiros envolvidos. Que este momento seja o início de uma nova era no setor Vila Nova”, destacou o Prefeito.
O secretário municipal de Administração, Frederico Nunes Póvoa, pontuou os desafios superados e a resiliência dos moradores, numa batalha revolucionária para garantir um direito constitucional. “O trabalho desenvolvido por toda nossa equipe requer um esforço máximo e poder celebrar este momento e ver a felicidade estampada nos rostos de cada um, é sinal de missão cumprida”, pontuou.
O processo de regularização fundiária é desenvolvido pela Diretoria de Desenvolvimento e Urbanismo, coordenada por Josiene Guimarães, que se emocionou ao relembrar todas as etapas. “Temos muitos motivos para se orgulhar, pois estamos promovendo dignidades para diversas famílias terem um lar seguro. Sou imensamente grata pela parceria nesse projeto fundamental e pelas vivências que são compartilhadas. Nosso trabalho continua a fim de priorizar mais famílias”, relatou.
Parceria com o Poder Judiciário
O coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária, juiz Wellington Magalhães, destacou que, a partir da regularização fundiária, a população beneficiada passa a escrever uma nova história. "A nossa Constituição Federal é muita clara ao dizer que todo poder emana do povo. Algumas pessoas podem ainda não saber o que significa essa palavra 'Nupref', mas temos a finalidade de auxiliar os municípios na regularização de suas áreas, efetivando a dignidade às pessoas por meio da moradia, um direito sagrado também previsto na Constituição, no Art. 6⁰.”, disse.
"Que esse título seja mais um passo na caminhada da vitória pessoal de cada um de vocês e que todos nós possamos colocar uma pedrinha nessa calçada, pavimentando a conquista que nós desejamos", complementou o diretor do Foro da Comarca de Dianópolis, juiz Rodrigo da Silva Perez Araujo.
Participação
Participaram do evento a diretora Imobiliária e Comercial do Tocantins Parcerias, Zélia Bandeira Barros; secretário Municipal de Administração, Frederico Nunes Póvoa Aires; oficiala do Cartório de Registro de Imóveis de Dianópolis, Raquel Triello; presidente da Comissão de Regularização Fundiária, Josiene Soares Guimarães; vice-Prefeito, Aurélio Antônio Costa Araújo; secretários municipais e vereadores