A Prefeitura de Dianópolis prestigiou, nesta sexta-feira, 19, a primeira reunião para implantação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O encontro foi coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e ocorreu na antessala do Sebrae, que cedeu voluntariamente o espaço.

Na ocasião, o prefeito José Salomão, parabenizou o secretário de Agricultura Hélisson Gleiser e relembrou que a Lei de criação do Conselho foi sancionada em um dos seus mandatos, trata-se da Lei n° 1.096/2008. “Temos a expectativa de dar atuação diferenciada para o desenvolvimento rural, o estímulo necessário à agricultura familiar, com parcerias entre instituições públicas e privadas e, também, por meio de apoio das bancadas estadual e federal”, pontuou o Prefeito.

O vice-prefeito, Aurélio, alertou para a necessidade de criação de projetos e redes de associação de produtores rurais, para fomentar a agricultura familiar, bem como, a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

O secretário de Agricultura agradeceu o apoio do Prefeito e falou da importância do Conselho, especialmente para aquisição de maquinário. “Nosso objetivo principal é apoiar e oferecer condições de trabalho para o homem e a mulher do campo. Políticas públicas que, de fato, sejam eficazes para atender a demanda da agricultura e o produtor de nossa cidade, de forma sustentável”, destacou Hélisson.

O representante do Sebrae, Eduardo Amaral Meireles, apresentou sobre a produção em Dianópolis e sugeriu parcerias com outros Órgãos. Além disso, ressaltou que a entidade será parceira na realização das ações do Conselho, seja por meio de palestras, cursos e empreendimento motivacionais a fim de melhorar a cultura e visão das pessoas para o bem-estar de todos.

O Conselho

Na reunião ficou definido como presidente do Conselho, o conselheiro Hélisson Gleiser, vice-presidente, Hosterno Pereira, secretário do Conselho, Daniel Marco Santos Palmeira.

Presentes

Além dos citados acima, estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Aurélio, o representante da Câmara, vereador Júnior do Alface, o representante do Ruraltins, José Roberto Magalhães, as representantes do Sicredi, Geisa Antunes e Patrícia Boca e o representante do Banco Basa, Hosterno Pereira.