Dianópolis sediou, nos dias 27 e 28 de maio, a 4ª Conferência Regionalizada dos Direitos da Pessoa Idosa, no Auditório Municipal Professora Margarida. O evento contou com a participação de autoridades, sociedade civil e representantes de 19 municípios da região sudeste do Tocantins, em um importante momento de debate e construção de políticas públicas voltadas à população idosa.
A conferência foi uma realização do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, com o apoio da Prefeitura de Dianópolis. Vale ressaltar que o município conta com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que atua ativamente na promoção e defesa dos direitos dos idosos.
A abertura oficial foi marcada por uma programação cultural com a apresentação do Coral dos Ipês, da Universidade da Maturidade – UMA, além do Grupo de Dança Suça. Em seguida, houve a leitura e aprovação do regimento interno da conferência.
Durante seu discurso, o prefeito José Salomão destacou a importância da valorização da pessoa idosa e do fortalecimento das políticas públicas: “Nosso compromisso é garantir que os direitos da pessoa idosa sejam respeitados e fortalecidos por meio do diálogo com todos os municípios envolvidos”, afirmou.
Além disso, ressaltou diversos projetos da Gestão que dialogam com essa importante parcela da população, como grupos de danças, ensino e qualidade de vida.
Mesa de Honra
A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades:
José Salomão, prefeito de Dianópolis, Josemária Rodrigues Almeida, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Dianópolis; Diácono Valtrude Messias, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa; Francisca Ribeiro, coordenadora do CRAS, representando o secretário municipal de Assistência Social, Valdson Ferreira Quirino; Valdivina dos Santos Lisboa Wolney, técnica da Política da Pessoa Idosa; Miracy Pereira dos Santos, representando os idosos; Vereador Antônio Quirino, representando a Câmara Legislativa Municipal; Professora Amanda Pereira Costa, palestrante convidada do evento.
No segundo dia, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, organizados por cinco eixos temáticos, para discutir e elaborar propostas. O encerramento da conferência foi marcado pela plenária final e pela eleição dos delegados, que representarão a região nas etapas seguintes do processo de conferência.