A Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setuc), realizou na noite desta terça-feira, 20, a primeira Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O evento aconteceu com a presença de agentes culturais do município, que participaram ativamente das discussões sobre a aplicação dos recursos federais destinados ao setor cultural local.
Implementada pelo Ministério da Cultura em parceria com o Governo Federal, a PNAB representa um dos principais mecanismos de fomento à cultura no país. O município de Dianópolis cadastrou no sistema o valor total de R$ 565.100,52, a ser distribuído em quatro ciclos anuais até 2027, com a média de R$ 141.275,13 por ano.
Este valor que será destinado a trabalhadores da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas, bem como a projetos voltados à produção e difusão de bens, serviços e manifestações culturais, incluindo o patrimônio material e imaterial.
De acordo com a secretária municipal de Turismo e Cultura, Rafaela Teixeira, a escuta pública é uma etapa essencial para garantir a aplicação democrática e eficiente dos recursos.
Durante o encontro, foram discutidos critérios de seleção, áreas prioritárias e estratégias para assegurar que os recursos da PNAB atendam às diversas expressões culturais presentes no município. A escuta pública também permitiu ouvir as necessidades específicas dos segmentos artísticos e culturais locais, promovendo maior transparência e participação social.
A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura como vetor de desenvolvimento, inclusão e identidade. A partir desta etapa, a Setuc dará continuidade ao processo de elaboração do plano de ação que será submetido ao Ministério da Cultura, respeitando os prazos e diretrizes estabelecidos.
A Política Nacional Aldir Blanc busca consolidar, de forma permanente, o financiamento da cultura brasileira, descentralizando recursos e promovendo a diversidade cultural nos municípios de todo o país.