Aguarde, carregando...

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Semas realiza ação de mobilização da sociedade

Dia 18/05/2021

Hoje, 18 de maio, é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Um dia para a conscientização da sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual de meninos e meninas.

Com o intuito de mobilizar a população dianopolina com o compromisso de proteger as crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar,  realizou na manhã desta terça-feira (18) uma carreata envolvendo a temática: "Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes".

O prefeito José Salomão abriu a sua fala pedindo a todos que façam uma reflexão sobre este tema. "Tão importante para as nossas crianças e nossos adolescentes debatermos e tratarmos sobre este assunto que, infelizmente, está presente em nosso dia a dia. Temos que dar destaque a este projeto que tem a intenção de cuidar e zelar das crianças que são o futuro do nosso país e, importante destacar aqui, que é necessário que este assunto seja visto como uma causa de toda a sociedade. As crianças merecem respeito", declarou.

A secretária de Assistência Social, Miralice Cordeiro Bezerra agradeceu a presença de todos os presentes, bem como o apoio e o trabalho que vem sendo feito pelo Creas e do Conselho Tutelar. "Defender aqueles que esperam por nós e dependem do nosso cuidado é o nosso papel. Esta mobilização realizada hoje representa uma causa que necessita ser lembrada e combatida todos os dias. A nossa iniciativa visa mostrar a importância de denunciar a exploração para que possamos acolher e atender as vítimas", esclareceu a secretária.

A pedagoga Yara Oliveira, representando o Creas deixou uma mensagem de conscientização à sociedade. "Temos que proteger nossas crianças e adolescentes dentro de casa, das escolas e em todo lugar. Vamos fazer a nossa parte e combater o abuso e a exploração sexual. É uma causa de todos", pontuou.

Importante ressaltar a presença da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar do Tocantins (2ª CIPM), representada pelo Major Renato Lisboa. Esta parceria é realizada através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Presentes no evento

O encerramento do evento ocorreu ao lado da Prefeituta de Dianópolis. Também estiveram presentes no evento, o vice-prefeito Aurélio; o secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Magno Moura; a secretária de Administração, Lucidelma Pimenta; o secretário de Juventude e Esportes, Jonas Aires; o diretor municipal de Assistência Social, Antônio Quirino; as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Cras e do Creas e outros correligionários.

Denuncie!

O “Disque 100”, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, é o principal canal de denúncias, além do Creas - (63)3692-2571 e do Conselho Tutelar - (63)3692-2538.

Em casos de emergência, deve-se acionar o 190.