Profissionais da saúde se reuniram nesta quarta-feira (08), no auditório do Colégio João d' Abreu, para debaterem o tema da 7ª Conferência Municipal de Saúde "Dianópolis aqui tem SUS: Saúde pública de qualidade e humanidade", promovida pela Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.
O evento é fundamental para discutir o bom funcionamento da gestão municipal, fazendo um levantamento da saúde local e tendo conhecimento das necessidades de saúde da população.
O prefeito José Salomão enfatizou o bom serviço que a Secretaria Municipal de Saúde vem prestando neste período pândemico e enfatizou a importância do SUS para todos. "Nessa pandemia vimos o sistema mais avançado do mundo acolher a todos. Então, este momento deve ser utilizado para abordar questões da saúde como um todo. É hora de cobrar das autoridades as suas responsabilidades. Nós, enquanto município, estamos fazendo a nossa parte e fazendo o que é possível. Mas, e o governo está? Estes questionamentos da mesa devem ser levados à Conferência Estadual", disse Salomão, acrescentando a situação na qual se encontra o Hospital Regional de Dianópolis (HRD).
Palestras
O ciclo de palestras contou com apresentações do palestrante Sinvaldo Moraes, discutindo o tema "Dianópolis aqui tem SUS: Saúde pública de qualidade e humanidade"; Jonatha Nunes, com o tema "Rede de atenção em saúde" e Ana Carolina Peixoto, discutindo a "Saúde mental e garantia de direitos".
Atividades em grupo
Além do tema central, os participantes tiveram um momento de atividades em grupo para discutirem três diferentes eixos temáticos:
Atenção à saúde: garantia de acesso e atendimento de qualidade;
Vigilância em saúde: promoção, prevenção e proteção;
Saúde mental em tempos de pandemia com ênfase no cuidado integral ao usuário.
Após esta ação, foi realizada a plenária de apresentação e aprovação das propostas dos grupos.
Participação
Estiveram presentes no evento para compor a mesa de honra, o prefeito José Salomão; o secretário municipal de saúde, Israel Leite Furtado; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marilene Barbosa e o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Manin. Profissionais de saúde, vereadores e representantes da Polícia Militar também participaram da Conferência.