Conversas, música boa, depoimentos e um momento de lazer especial marcaram a manhã desta quarta-feira (22), em uma importante ação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), com ênfase na campanha Setembro Amarelo, para os usuários do Caps.

O dia 10 de setembro é considerado, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, no entanto, neste mês, as ações de prevenção acontecem de forma constante, com o intuito de reduzir este número, falando, conversando e conscientizando.

Empenhada no desenvolvimento das atividades, a coordenadora do Caps enfatiza que o intuito desse evento é falar da vida. "Estamos aqui para falar o quanto é importante viver e o quanto significa nossa vida. O nosso propósito é conscientizar, apoiar, ajudar a abrir caminhos e desenvolver atividades em que todos os usuários se sintam inseridos e especiais", pontuou.

O prefeito José Salomão relembrou a criação do Caps em seus mandatos anteriores em Dianópolis. "Criamos o Caps e podemos dizer, com certeza, que toda equipe vem fazendo um trabalho fantástico e competente, de grande relevância tanto para nossa gestão quanto para os usuários. E é fundamental levantarmos essa bandeira de prevenção, porque todas as vidas importam", disse.

Uma das usuárias do Caps, Eveline Santos Ribeiro, declarou sua gratidão pela forma em que os profissionais os tratam. "As ações feitas para cada de um nós são sempre pensadas com muito carinho. Antes do Caps, eu percebia que muita gente não dava atenção para doenças como a depressão, chamava de mania ou falta de serviço. No meu primeiro contato com o Caps, veio um despertar, porque fui tratada como uma paciente que necessitava de atendimento. Aqui nos ensinam que temos valor. O Caps foi um divisor de águas na vida de pessoas que já passaram e que ainda vão vir. Somos felizes aqui", declarou

O secretário municipal de saúde, Israel Leite Furtado, elogiou toda a equipe do Caps e relembrou positivamente a volta, gradativa, das atividades do Caps. "Aos poucos estamos retornando com as ações e interagindo mais com os usuários, não apenas com os da nossa cidade, mas também com os municípios de abrangência do Caps Dianópolis, porque, dessa forma, demonstramos que estamos aqui para ajudar e contribuir", enfatizou

Convidados

O encontro ocorreu nesta quarta-feira (22), em frente a sede do Caps. Estiveram presentes o prefeito José Salomão; o vice Aurélio; a coordenadora do Caps, Jacinta Pinheiro, junto à sua equipe e os usuários; o secretário de saúde, Israel Leite Furtado; a secretária de administração, Lucidelma Pimenta; os vereadores Júnior Trindade e Marcelo Rodrigues; o diretor de trânsito, Audson Figueira e o presidente do MDB em Dianópolis, Osvaldo Baratins.