Ações do projeto "Um sorriso do tamanho do Brasil" são desenvolvidas nas escolas da rede municipal; Semus e Semed fazem parceria

Dia 24/11/2021

A Prefeitura de Dianópolis, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, realizou ações decorrentes do projeto "Um sorriso do tamanho do Brasil", na manhã desta terça-feira (23) e quarta-feira (24). O público-alvo foram os alunos da rede municipal.

Até o moemento, o evento ocorreu com alunos de duas unidades de ensino: Escola Municipal Santa Luzia e Escola Municipal Professor Renato. Várias atividades foram desenvolvidas durante a programação voltadas para a saúde bucal, como palestras, entrega de kits de escovação, instruções de higiene bucal, escovação supervisionada acompanhada de uma avaliação, além de um teatro de fantoches bastante informativo e dinâmico, com participação dos próprios alunos.

"É nessa idade que temos que aprender a realizar nossa própria higienização bucal. E nesta ação está ainda melhor, pois é simples e dinâmica, pela forma que esses profissionais estão conduzindo. A iniciativa contribui grandemente com a saúde dos nossos alunos", enfatizou o prefeito José Salomão, acrescentando às crianças "espero que façam bom uso dos kits entregues a vocês".

De acordo com a coordenadora municipal de saúde bucal, Cris Mamede, "as crianças atendidas cursam até o 5º ano, mas o esperado é que as instruções continuem no dia a dia de cada aluno, com o intuito de realmente contribuir com a saúde da população".

Estiveram presentes o prefeito José Salomão; a secretária de educação, Anisiana Jacobina Aires; o secretário de saúde, Israel Leite Furtado; a coordenadora de saúde bucal, Cris Mamede; o chefe de gabinete, Tiago Cardoso; o superintendente em saúde, Warley Coelho, a diretora da Escola Santa Luzia, Gilvana; o diretor da Escola Professor Renato, Célio Sousa; as equipes de saúde bucal e da rede municipal e representantes da Polícia Militar.

O projeto

O projeto "Um sorriso do tamanho do Brasil" é fruto da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e a Colgate. Foram doados kits de higienização bucal para os municípios de todo o Estado. Esta ação global visa desenvolver atividades de educação em saúde bucal. As outras escolas também serão beneficiadas com os kits, de forma gradativa, sendo entregues no momento em que os pais fazem a entrega e busca das atividades dos alunos.