Aguarde, carregando...

Atendidas pelo Cras, mães e cuidadoras assistidas pelo programa BPC são homenageadas em alusão ao Dia das Mães

Dia 06/05/2021

O cuidado de ser mãe, os desafios em tempos de pandemia, as escolhas, o compromisso, o acolhimento, estas foram algumas questões levantadas em um encontro especial em homenagem às mamães e cuidadoras do grupo de Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Prefeitura de Dianópolis. O evento aconteceu nesta terça-feira, 4, e foi alusivo às comemorações de Dia das Mães, celebrado neste domingo, 9.

Presente no evento, a secretária municipal de assistência social, Miralice Cordeiro Bezerra, ressaltou a importância do grupo para o fortalecimento dos cuidadores que desempenham uma missão difícil.

“Essas ações reconhecem o heroísmo que é ser mãe, dar o melhor, pela entrega com carinho e amor. Nosso objetivo é fazer com que se sintam abraçadas, e que este encontro de dois corações possa sempre prevalecer e seguir firmes na guerreira arte de educar. Nós enquanto poder público estamos sempre abertos a acolher”, enfatizou a Secretária em sua fala.

As mães e cuidadoras presentes também trocaram as experiências vivenciadas pelo grupo e destacaram o incentivo que o encontro propicia, especialmente na área emocional. “Às vezes, a gente se sente triste e fazer presente neste grupo nos faz lembrar a dádiva de viver e aprender a cada dia mais, com muita fé. Esse carinho e afeto não tem preço”, disse Deusirene.

Momento de cuidado e reflexão
A psicóloga do Cras, Ivanize Fátima Giongo Sartori aproveitou o momento para despertar em todas as presentes reflexões acerca da maternidade, como exemplo, cuidado, amor, proteção, sabedoria e todos os desafios que encontram na hora de educar seus filhos, como mãe, um amor sem limites.

“Não existe uma cartilha, um manual de instruções, pois se assim fosse feita não haveria as aflições que a complexidade da vida impõe, por meio das escolhas que nós humanos, fazemos. Precisamos preservar o respeito e as boas relações sempre prezando pela harmonia e paz”, pontuou Ivanize.

O grupo BPC
O grupo Benefício de Prestação Continuada (BPC) tem cerca de 60 pessoas entre mães e cuidadoras que recebem este importante apoio. Além dos citado acima, estiveram presentes a gestora do Cras, Valdivina dos Santos Lisboa, a pedagoga do Cras, Glênia Silva Martins e o Diretor de Departamento de Ação Social, Antônio Rodrigues Quirino.

A fim de evitar aglomerações e respeitar as medidas de combate e prevenção à Covid-19, foram divididos em grupos por turno, sendo o momento realizado no espaço aberto do antigo Peti, no setor Nova Cidade.