Bloco da Inclusão foi destaque no DianoFolia na matinê de carnaval
A maior festa popular brasileira é o carnaval. E esse é um importante espaço de diversidade e inclusão. Para proporcionar integração entre os participantes e garantir que o evento fosse inclusivo, a Prefeitura de Dianópolis oferecu oportunidades para todos aproveitarem a festa.
O Bloco da Inclusão tomou conta do circuito do DianoFolia 2023 na segunda-feira de carnaval, 20 de fevereiro. A ideia surgiu com o objetivo de fazer um carnaval acessível e que valorizasse a cultura, de forma democrática e gratuita.
"Isso é a demonstração da pluralidade de público que nós temos e que sentem vontade de ir para as ruas para se expressar. O protagonismo de cada folião do Bloco da Inclusão deve ser visto com respeito. O nosso carnaval é para todos, de alegria e confraternização com os amigos e familiares. Incentivar a inclusão numa festa como o carnaval também é um dos deveres da nossa Gestão”, enfatizou o prefeito José Salomão.
Conforme a psicóloga do Caps, Samara Rachel, o Bloco da Inclusão existe desde 2010. “Foi criado pelo Caps como proposta de inclusão às pessoas estigmatizadas por suas diferenças, sejam elas problemas mentais, deficiência ou idade. O bloco busca chamar atenção da população para o acolhimento e respeito às singularidades humanas, entendendo que todos temos direitos e podemos ser inclusos em festividades e momentos de lazer socialmente”, destacou.
O Bloco é organizado pela Prefeitura de Dianópolis e conta com a participação dos usuários do Caps, idosos beneficiários dos programas sociais do Cras, grupo do projeto Esporte Melhor Idade e alunos da Universidade da Maturidade (UMA).
O secretário de esportes e juventude, Jonas Aires, reforçou a importância deste momento para os envolvidos. “Estamos oportunizando aos participantes brincarem um carnaval divertido, proporcionando inclusão e bem-estar”, disse.
A secretária de assistência social, Miralice C. Bezerra destacou que “o carnaval é uma festa do povo, esse momento é uma experiência inesquecível para eles, com diversas pessoas e um mesmo objetivo: festejar.
Quem são os envolvidos?
Prefeitura de Dianópolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Esportes e Juventude, Secretaria Municipal de Assistência Social e Universidade da Maturidade.