COMITÊ DA COVID-19 SE REÚNE PARA TRATAR ASSUNTOS RELATIVOS AO CENÁRIO PANDÊMICO EM DIANÓPOLIS

Dia 17/02/2021

Na manhã desta quarta-feira, 17, o Comitê Gestor da Covid-19 em Dianópolis, se reuniu para discutir e analisar as tratativas relacionadas à pandemia em nosso município. O encontro ocorreu no plenário da Câmara Legislativa Municipal.

Na ocasião, o superintendente municipal de saúde, Warley Coelho Cirqueira realizou a abertura da reunião dando boas-vindas aos partícipes e apresentou as pautas a serem discutidas pelo Comitê: explanação sobre a viabilidade do projeto Corrida do Padroeiro, que foi apresentado pelo secretário de esportes, Jonas Aires; discussão sobre o Decreto Estadual de retorno às aulas presenciais, bem como a avaliação da viabilidade do cenário para retorno das aulas presenciais nas escolas e instituições de ensino do município.

Como de praxe, os responsáveis técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Reginaldo Cirqueira e Renata Ferreira, abordaram o panorama epidemiológico do novo coronavírus em Dianópolis e na conjuntura Estadual. “Apresentar esses dados é de suma importância, pois serve de base para tomadas de decisões nas ações propostas deste Comitê”, disse Reginaldo.

Outro ponto levantado na reunião foi a respeito da execução da tradicional corrida do Padroeiro São José, a ser realizada em março deste ano, segundo o secretário de esportes, Jonas Aires.

Com análise do diagnóstico, o Comitê acatou, temporariamente, a consumação do Projeto, porém, determinou algumas regras de segurança a serem cumpridas no pré, durante e pós evento, a todos os envolvidos na ação, a fim de evitar a contaminação pela Covid-19.

Retorno de aulas presenciais

Para argumentar acerca do decreto estadual n°6.211, o qual autorizou a retomada gradativa das atividades educacionais presenciais, esteve presente na reunião a diretora regional de educação (DRE) de Dianópolis, Edna de Jesus Vieira.

A Diretora ressalta que somente há possibilidade de retorno presencial após o devido diagnóstico que ateste segurança, sendo este analisado pela Comissão Regional de Segurança em Saúde e Prevenção à Covid-19, que concede o aval para retorno.

A secretária municipal de educação, Anisiana Jacobina, afirma que observa o cenário com muito cuidado, tendo autonomia, após detida análise de relatório que consultou tanto os profissionais da educação, quanto os pais dos alunos, optou-se por manter as atividades escolares de forma remota. “Cada decisão precisa ser muito bem pensada para evitar maiores danos. É desafiador, mas sendo otimista, eu acredito que podemos retomar de forma presencial em maio”, disse Anisiana.

Por fim, o médico Areolino Lustosa Neto (Dr. Ary) pontuou que a rede estadual de saúde, no caso do Hospital Regional de Dianópolis (HRD), está em “relativa paz, mas é preciso ficar atento e em alerta para desenvolver mecanismos de contenção, principalmente por conta da mutação do vírus e nova cepa desenvolvida”, afirmou.

O Comitê

O superintendente municipal de saúde, Warley Coelho Cirqueira, encerrou a reunião e destacou que o Comitê não tem caráter deliberativo. Os assuntos tratados são encaminhados à Gestão, a qual define quais diretrizes adotar.

Presentes na reunião

Além dos citados acima, estiveram na reunião a enfermeira coordenadora da vigilância em saúde, Raiane Cardoso, a enfermeira coordenadora da atenção básica, Nathanne Valente Alves, a coordenadora de vigilância sanitária municipal, Ivaneide Dias Barbosa, a coordenadora de saúde bucal, Cristiane Santos do Nascimento Mamede e o representante da Acid, Weverson Aires Lopes.