COMITÊ GESTOR DA COVID-19 SE REÚNE PARA DEBATER MEDIDAS DE PROTEÇÃO PARA A POPULAÇÃO DE DIANÓPOLIS

Dia 25/02/2021

Em mais uma reunião do Comitê da Covid-19, na tarde desta quarta-feira (24), membros do Comitê e convidados presentes debateram ações de medidas de proteção para a população dianopolina contra o coronavírus.

O superintendente municipal de saúde, Warley Coelho Cirqueira, esteve presente na reunião representando o secretário de saúde, Israel Leite Furtado. A fim de esclarecer a formação do Comitê, Warley pondera que "a origem do Comitê Gestor é formada por uma base técnica e as ações e medidas necessárias são apresentadas ao Gestor Municipal com o consenso da maioria dos membros do Comitê".

Dentre os pontos em destaque a serem discutidos no encontro, foram apresentados o cenário atual epidemiológico do município e conjuntura estadual; ações de combate e prevenção que vêm sendo tomadas por meio da Vigilância Sanitária e a discussão referente a eventos culturais, esportivos e religiosos.

O representante do Hospital Regional de Dianópolis, Dr. Areolino Lustosa, ressaltou a capacidade limitada de internação e de atendimentos no Hospital, diante dessa nova onda de contaminação que vem a ser ainda mais agressiva.

O Comitê enfatiza que dependerá muito do comportamento da população dianopolina, tendo em vista que a pandemia não acabou e o cenário atual com o aumento dos casos em Dianópolis, é preocupante. Os cuidados devem ser redobrados.

Suspensão de eventos

Com base no Decreto nº15/2021, continuam "suspensos todos os eventos públicos, por tempo indeterminado, que possam ocasionar aglomeração de pessoas, bem como a realização de eventos particulares que necessitem de autorização ou licença do poder público, como shows, festas, congressos ou seminários".

Participaram da reunião

Estiveram presentes no encontro os membros do Comitê Gestor: Roberta de Luca e Brito - médica da Semus, Raiane Santana Cardoso - enfermeira, coordenadora municipal de vigilância em saúde, Nathanne Valente Alves - enfermeira , coordenadora municipal da atenção básica, Ivaneide Dias Barbosa - coordenadora da vigilância sanitária municipal, Marcelo Rodrigues - vereador / representante do poder legislativo, Normandes Carvalho - representante do empresariado local e Areolino Lustosa - representante do Hospital Regional de Dianópolis; o superintendente municipal de saúde, Warley Coelho Cirqueira; o enfermeiro Reginaldo Cirqueira; a enfermeira Renata Ferreira; o assessor jurídico da Prefeitura de Dianópolis, Tenner Aires; o secretário de meio ambiente, turismo e cultura, Magno Moura; o secretário de esportes e juventude, Jonas Aires; o Pároco da Paróquia de São José em Dianópolis, Tiago Augusto, o representante da Paróquia de São José do Rio da Conceição, Márcio José Farias, a diretora de Cultura, Ana Flávia Linhares e Erico Mendes, representante do comércio local.