Aguarde, carregando...

Construção de píer e praia no lago Manuel Alves é pauta durante encontro para apresentação do projeto

Dia 17/05/2021

O prefeito José Salomão e o vice-prefeito Aurélio acompanharam na última sexta-feira, 14, a apresentação do projeto técnico para a construção do píer e da praia no lago Manuel Alves. As obras têm o objetivo de ampliar a utilização do lago, que é usado para a irrigação das lavouras da região, de forma a ser utilizado como atrativo para turistas interessados em roteiros ligados à natureza e pesca esportiva.

O prefeito José Salomão, ao conhecer o projeto e ouvir a viabilidade de execução, disse estar entusiasmado. “Nós temos um potencial turístico tão grande, e o que precisamos agora é estimular para atrair turistas. O projeto Manuel Alves é a redenção da região sudeste, com efeito multiplicador, sendo necessário, vontade política para impulsioná-lo, pois sua industrialização em relação ao emprego e renda é uma das saídas que este projeto representa”, asseverou.

Além disso, o Prefeito apontou que, a apresentação do projeto para as obras de construção do píer é um marco na história da região. “A importância de um encontro deste e o que representa no segmento e na evolução de um projeto que tem um significado muito grande para nós. Portanto, da parte de Dianópolis enquanto Prefeito, tenho comprometimento com esta causa, por meio destas parcerias com o Governo e órgãos que têm afinidade com o projeto”, afirmou.

O presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, falou sobre a socialização do lago, com infraestrutura pensada para o bem-estar de todos. “Por meio do uso múltiplo e a infraestrutura adequada, vamos conectar toda a beleza natural com projetos que poderão ser pensados pelo Governo, com a Adetuc, os prefeitos e a comunidade”.

Presente no evento, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, falou da alegria em estar à frente deste projeto, especialmente da elaboração de políticas públicas para que a construção seja feita da melhor forma, sempre preservando, de forma ordenada, o turismo. “Temos trabalhado firme para desenvolver e ordenar a região de Serras Gerais, a contrapartida da Adetuc e do Governo do Tocantins é fazer melhorias na infraestrutura, no ordenamento e assim, com os gestores, vamos impulsionando o turismo nas cidades dessa região”, destacou Jairo.

Para garantir essa preservação do meio-ambiente e preservação das riquezas, o superintendente de Irrigação da Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), Marcus Carlos, frisou que o desenvolvimento turístico da região é uma demanda relevante e que a ampliação do uso do lago está sendo pensada respeitando todas as questões ambientais. “Tivemos todo o cuidado com a sanidade ambiental, mas buscando alavancar o turismo na região entre outros projetos que poderão ser aplicados com o uso múltiplo”, completou.

Visita ao local de construção

Após a apresentação do projeto, o chefe de gabinete do deputado Ricardo Ayres, Djalma Parente, juntamente com empresários ligados ao ramo da pesca esportiva, Raimundinho e Fernando Póvoa acompanharam a comitiva do Governo do Estado, integrantes do primeiro escalão da Gestão, vereadores de Dianópolis, Almas e Porto Alegre do Tocantins, técnicos da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) e representantes dos agricultores do projeto de irrigação de Dianópolis a conhecerem o local de construção do píer e da praia.