A Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematuc), prestigiou o lançamento do livro "Lutas populares e conquistas - História de Dianópolis sob a perspectiva dos trabalhadores rurais", do autor dianopolino, Tiago Cardoso.

A atual Gestão tem dado visibilidade aos escritores da cidade, uma vez que Dianópolis é vista como berço de cultura.

O escritor, Tiago Cardoso, iniciou sua fala agradecendo aos seus pais pelo incentivo de sempre em nunca deixar de estudar. “Este livro é como se fosse um complemento do meu primeiro livro, que conta a história do meu pai. O livro é um recorte histórico dos anos 70 aos anos 2000, em que tento dar voz a estes trabalhadores rurais. Foi isso que vivi a vida toda e gostaria que as pessoas mais novas conhecessem essa história tão importante de luta e que as pessoas mais velhas relembrassem”, frisou.

O prefeito José Salomão comemora o lançamento do livro. “O livro trata da luta dos trabalhadores rurais e da busca pelo espaço. Todos nós devemos ter um espaço e fazer o nosso protagonismo, além de apoiar a cultura e a educação. A Academia de Letras deve estar vibrando pelos próximos lançamentos. Parabenizo o nosso escritor da terra, Tiago Cardoso”, comemorou.

O secretário da Sematuc, Magno Moura, celebrou a entrega de mais um livro. "Alegria imensa poder viver este momento que representa a revolução. Precisamos ampliar ainda mais os horizontes para que mais escritores sejam reconhecidos", ressaltou Moura.

Para a secretária de educação, Anisiana Jacobina, o lançamento de um livro é motivo de honra. “Agora, Dianópolis não é apenas das lutas e coroneis, é também a luta e conquista dos trabalhadores rurais”, destacou.

Além do lançamento do livro, alunos da rede municipal também fizeram apresentações culturais em homanagem ao escritor.

O evento, que teve controle de público, distanciamento social e uso de máscara, por conta da pandemia, aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dianópolis, na noite desta quarta-feira (01).