DianoFolia 2023: símbolo de festividade reúne multidão e resgata tradição dos bloquinhos de rua
O DianoFolia 2023 é símbolo de festividade. Munícipes e turistas curtem e matam a saudade da maior festa de carnaval do sudeste do Tocantins, com atrações nacionais e locais. Entre as tradições culturais do carnaval dianopolino, uma das características mais marcantes é o retorno dos blocos de ruas, com apoio da Prefeitura de Dianópolis. O resgate das origens traz de volta 8 blocos tradicionais da cidade.
Após dois anos com ausência das comemorações de carnaval, devido à pandemia, o público estava com alta expectativa. O carnaval de Dianópolis é uma festa de tradições, a cidade sempre recebeu inúmeros foliões. De acordo com a 2ª CIA do Corpo de Bombeiros, na noite de ontem (19), cerca de 4 mil pessoas curtiram a festa ao som da principal atração da noite, banda Kit Ilusão, e as pratas da casa, Geysa e banda, Grupo Jaé e Dj Matheus. Na sexta-feira (17), ao som da principal atração da primeira noite, banda Jammil, e artistas locais, Théo Teclas, Deivinho Ferreira e Dj Matheus, o evento reuniu 6 mil foliões. No sábado (18), 8 mil foliões marcaram presença ao som de Natalha Fernandes - Derruba Delícia, Tetezinho e o prata da casa, Pileki Elétrico.
O prefeito José Salomão comemora o retorno do carnaval e reforça que o resgate dos blocos de rua faz parte da identidade do município. "Estamos retornando a tradição dos blocos no DianoFolia e dando espaço aos nossos artistas locais para subirem no palco principal. A Gestão prioriza o envolvimento daqueles que fazem parte da história do município, o retorno dos blocos de rua reforça a importância do carnaval popular, do reencontro com a família e com os amigos. Fico feliz em ver que os foliões estão se divertindo nesse momento de confraternização, seja em blocos tradicionais, nos shows ou até mesmo no evento de som automotivo, essa tribo que vem se revelando", comemora.
O secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Magno Moura, destaca que a tradição do carnaval de Dianópolis é o que o torna tão especial. "É diferenciada a cultura que temos aqui. As pessoas gostam e vivem de forma intensa a folia. Estamos agradecidos pela adesão dos munícipes e turistas. Tudo foi feito com muito carinho para todos que passassem por aqui", enfatiza.
Essa é a primeira vez que o público participa da festa desde 2020, devido à pandemia. A programação segue até terça-feira (21).
Atrações de domingo (20)
Hoje o DianoFolia é marcado pela volta do tradicional bloco Os Enxutos, grupo que se reúne e desfila pelas ruas há 27 anos. O bloco garante a alegria de muitos foliões, jogam água entre eles e brincam com as pessoas que passam na rua.
À tarde, o DianoFolia recebe o Bloco da Inclusão e matinê com Dubiran e banda a partir das 16h, na praça Coronel Abílio Wolney.
À noite, os foliões curtem o som da dupla sertaneja Alex e Matielo, Dynho Cunha e Bya Santana, Átila e Matheus e Dj Matheus.
O DianoFolia possui grande diversidade de estilos, tanto musicais quanto de pessoas. A festa encerra amanhã (21) e a única condição para brincar é a alegria.