Fortalecer a agricultura familiar e manter o cuidado com a preservação da vida é o foco da 1ª edição da Feira Segura em 2021

Dia 22/04/2021

Vem aí, a 1ª edição da Feira Segura em 2021, com apoio da Prefeitura de Dianópolis e realizada pelo Sistema Faet/Senar e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tem o objetivo de apoiar a organização e a realização de feiras de comercialização de produtos alimentícios de forma segura durante a pandemia.

Nesta quinta-feira, 22, os feirantes do nosso município participaram de uma Oficina, que contou com reforço dos agentes da vigilância sanitária, sobre a melhor condição de higiene e manipulação de alimentos e orientações para melhor posicionamento das barracas e o ambiente de comercialização; manipulação e embalagem dos produtos; cuidados de higiene dos feirantes, como uso de máscaras, luvas e álcool em gel; condicionamento dos produtos; e organização da feira.

A Feira Segura vai acontecer nesta sexta-feira, 23, das 16h às 20h, conforme estabelecido pelo Decreto Municipal nº 202/2021, publicado nesta quinta-feira, 22. “Fica autorizada a realização das feiras livres somente as sextas-feiras na Praça da antiga rodoviária na modalidade Feira Segura (promovida pelo Senar). Ainda segundo o Decreto, é proibido o consumo de alimentos no local, a venda de ambulantes, lanches espetinhos, é permitido apenas na modalidade de drive-trhu ou delivery.

O prefeito, José Salomão, que esteve presente na Oficina, agradeceu a presença de todos e disse que “a Prefeitura está sempre à disposição, pois essa parceria é valiosa, tendo o fortalecimento da agricultura familiar como principal norte. Afinal, a maioria daquilo que colocamos na mesa, o nosso alimento vem do pequeno produtor, ou seja, da agricultura familiar”, destacou, além de alertar para os cuidados com o coronavírus que devem ser respeitados.

Houve, ainda, entrega de kits com avental, touca, máscaras e itens básicos de sinalização do Projeto aos feirantes.

Presentes

Estiveram presentes na Oficina, o prefeito, José Salomão, o vice-prefeito, Aurélio, o secretário municipal de agricultura, Hélisson Gleiser, a secretária municipal de administração, Lucidelma Marques Pimenta, o coordenador regional da Faet/Senar, Alex Botelho, a instrutora da Faet/Senar, Patrícia e o vereador Júnior do Alface.

Veja abaixo os registros: