Homenagem aos 103 anos do Barulho de Dianópolis foi realizada na manhã desta segunda-feira (17)

Na manhã desta segunda-feira (17), a Prefeitura de Dianópolis em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematuc) realizou uma homenagem aos 103 anos do ‘Barulho’ de Dianópolis, na Praça da Capelinha dos 9.

Entenda

A homenagem tem como propósito reverenciar as mortes que aconteceram há 103 anos, em 16 de janeiro de 1919. Nove homens foram mortos em Dianópolis, num conflito que passou a ser conhecido como o Barulho do Duro, Chacina do Duro ou Chacina dos Nove.

Para marcar esse episódio, a Lei nº 1.392/2018, foi sancionada para instituir o dia 16 de janeiro, como o “Dia do Barulho”.

O momento cívico é realizado pelo Poder Executivo, na Praça da Capelinha dos Nove, com o hasteamento das bandeiras a meio-mastro, em reverência aos mártires enterrados na “Capela dos Nove”.

Presenças

Estiveram presentes o prefeito José Salomão, o vice Aurélio, o secretário da sematuc, Magno Moura junto à equipe da Pasta, a secretária de educação, Anisiana Jacobina, o chefe de gabinete, Tiago Cardoso, integrantes do grupo técnico do Barulho e comunidade dianopolina.