JOSÉ SALOMÃO ASSINA TERMO DE POSSE DO CONSÓRCIO PARA CRIAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO

Dia 21/01/2021

Nesta quinta-feira, 21, o prefeito José Salomão participou do empossamento dos representantes dos municípios associados ao Consórcio formado para viabilizar a implantação do aterro sanitário.

Na ocasião, também estiveram presentes para assinatura do termo de posse o prefeito de Almas, Wagner Nepomuceno e o prefeito de Porto Alegre, Rennan Cerqueira, presidente e vice-presidente do Consórcio, respectivamente.

O aterro sanitário trabalhará adequadamente a gestão do lixo dos municípios associados ao Consórcio. Apesar de o documento ter sido assinado por três prefeituras, outros municípios que desejarem se associar, ainda podem dar início ao processo de entrada. No entanto, precisarão da autorização do legislativo de cada cidade.

O prefeito José Salomão destaca que o propósito é fortalecer ainda mais a parceria. "Essa iniciativa chegou na hora certa. A consolidação do Consórcio representa uma conscientização coletiva. Para continuarmos avançando nesse projeto, no que depender de Dianópolis, contem com a gente! A nossa equipe do Meio Ambiente está incentivando no que for possível para acelerarmos esse processo, além de muito comprometida", ressalta.

O presidente do Consórcio, Wagner Nepomuceno, reforça que o aterro ajudará os municípios, de modo geral. "Todas as equipes irão contribuir e nós queremos colocar o negócio para funcionar. Estou animado com esse passo que iremos dar", pontua.

O Consórcio já está instituído. De acordo com a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Manoel Alves (Cids), Raquel Macedo, “os próximos passos para a obtenção do aterro sanitário é a documentação do terreno, com a escritura e a elaboração do projeto”.

Participações

A assinatura do termo de posse ocorreu no município de Almas, na sede do Consórcio. Além dos prefeitos, participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Dianópolis, Magno Moura; o diretor de Meio Ambiente de Dianópolis, Rogers Vasconcelos; o presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Dianópolis, Francisco Viana; a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Vale do Rio Manoel Alves (Cids), Raquel Macedo; o contador do Consórcio, Josiney Lisboa e a secretária de Meio Ambiente, Turismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Eloiza Lira.