O Museu Municipal Manoel Aires Cavalcante, em Dianópolis, recebeu a visita especial de 34 jovens indígenas do povo Xerente, provenientes de uma aldeia localizada no município de Tocantínia. A visita representou uma rica oportunidade de troca de saberes, valorização da memória e resgate da ancestralidade.
Durante a visita, os jovens puderam conhecer de perto todo o acervo do museu, que reúne elementos fundamentais da história de Dianópolis, desde sua fundação até registros mais recentes. A experiência foi ainda mais significativa por promover o contato com relatos e objetos que remetem aos povos originários, reconhecidos por meio da tradição oral como os primeiros habitantes da região.
Intercâmbio cultural e valorização da ancestralidade
A visita ao museu foi uma oportunidade para os jovens indígenas interagirem com a história local e refletirem sobre a importância da preservação cultural, tanto de suas origens quanto da memória coletiva da cidade. O encontro reafirma o papel dos espaços culturais como pontes entre gerações, histórias e comunidades distintas.