Ouvir Texto Stop

Na noite desta segunda-feira, 5, o prefeito José Salomão participou da Sessão Solene de Abertura do Ano Legislativo, na Câmara Municipal de Dianópolis, para transmitir a mensagem do Poder Executivo.

Na ocasião, o Prefeito relembrou o pronunciamento no final de 2023, divulgado nos canais oficiais do Município, no qual abordou as conquistas e desafios da Gestão no referido ano.

“Nós sabemosque é olhando para frente que construímos um futuro melhor, no entanto, para alcançar este futuro que almejamos, é necessário olhar para trás e reconhecer cada passo dado até aqui, cada melhoria trazida para a população. É mapeando nossas conquistas e superando os desafios que nós construíremos uma Dianópolis cada vez melhor”, pontuou o Prefeito.

O prefeito José Salomão pontuou inúmeras ações já realizadas pela Gestão, bem como os desafios orçamentários.

Alem disso, a Gestão relembrou projetos de leis que foram protocolados, porém, não foram colocados em pauta pela Câmara, a exemplo do Plano Diretor Sustentável, Código de Obras e Lei de uso, ocupação e parcelamento do solo.

“Projetos essenciais que, precisam ser colocados em pauta para votação, sendo uma resposta para a sociedade. Além disso, enviamos também o PL da Reforma Administrativa, fundamental para realização do concurso público ainda este ano”, destacou.

A sessão

Participaram da sessão, os vereadores Manin do Zorra, Paulo da Mega, Bira Soares, Tuca Lula do PT, Ambrósio, Nói, Marcelo Rodrigues, Júnior do Alface, Eduardo Barbosa, Bilsan França e Julian Oliveira.

Tribuna de honra

Na Tribuna, estiveram presentes o secretário municipal de Administração e Patrimônio, Frederico Póvoa Aires, o secretário municipal de Esporte e Juventude, Jonas Aires, o secretário municipal de saúde, Israel Leite Furtado, a secretária municipal de Educação, Anisiana Jacobina, o chefe de gabinete Tiago Cardoso, o comandante geral do 11° Batalhão de Polícia Militar, major Tiago Melo, o ex-vereador Abílio Quirino e o pároco Tiago Augusto Messias.

 

Confira abaixo o pronunciamento na íntegra:

 

 

DISCURSO PREFEITO JOSÉ SALOMÃO

05/02/2024

 

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara,

Excelentíssimos Senhores, vereadores,

Senhoras e Senhores, boa noite!

É com imensa satisfação que venho a esta Casa Legislativa para trazer a mensagem do Poder Executivo por ocasião da abertura dos seus trabalhos para o ano de 2024. Sabemos todos que, como preconiza a Constituição da República, os poderes são independentes e devem ser harmônicos, porque só assim sendo, avançará a democracia e mais ainda, será propiciada a garantia do atendimento dos interesses da população acima de quaisquer outros.

Antes de iniciar gostaria de chamar a atenção de todos para três avanços significativos para a nossa Gestão, que hoje são motivo de orgulho. Fruto de um trabalho comprometido e sério, faço questão de relembrar o antes e depois de grandes feitos pelo nosso corpo de Gestão.

Trabalho árduo, mas necessário devido toda a importância dessa obra para a nossa comunidade. Realizamos o MAIOR Campeonato Municipal de Futebol Amador da região com premiação recorde. Sem dúvidas, é um avanço que se encaixa no orgulho e seriedade ao assumir o Paço. Os telecentros comunitários hoje são espaço de saber para as nossas crianças e jovens. Agradeço e parabenizo a equipe da Sejuves pelo exímio, latente e pujante trabalho à nossa cidade.

Um elefante branco que hoje reflete a importância para toda a nossa cidade, já que abriga a Secretaria Municipal de Saúde e Clínica de Fisioterapia. Um trabalho em conjunto, primordial para realização desse sonho, determinado desde o primeiro dia da nossa Gestão.

A Garagem do Município estava largada, muitos veículos sucateados e ociosos. Realizamos o Leilão da Prefeitura e garantimos um saldo bastante positivo.

Nós sabemosque é olhando para frente que construímos um futuro melhor, no entanto, para alcançar este futuro que almejamos, é necessário olhar para trás e reconhecer cada passo dado até aqui, cada melhoria trazida para a população. É mapeando nossas conquistas e superando os desafios que nós construíremos uma Dianópolis cada vez melhor!

Como chamei a atenção, a harmonia entre os poderes é salutar na busca de um futuro melhor para todos e todas.

Protocolamos, ainda no ano passado, aqui na Câmara Projetos de Leis extremamente relevantes, a exemplo do Plano Diretor Sustentável, exímio trabalho desenvolvido a fim de justamente corrigir os erros do passado para não os repetir jamais. Posteriormente, enviamos o Código de Obras e Lei de uso, ocupação e parcelamento do solo.

Projetos essenciais que, precisam ser colocados em pauta para votação, sendo uma resposta para a sociedade.

Além disso, enviamos também o PL da Reforma Administrativa, fundamental para realização do concurso público ainda este ano.

Queridas amigas e amigos dianopolinos!

Quando a gente fala que o trabalho de uma gestão campeã de obras, não PARA! A gente pode provar.

A pavimentação asfáltica chegou em todos os cantos da cidade! Ao todo quase 60 ruas já foram pavimentadas, beneficiando muitos moradores.

Para o ano de 2024, temos 19 milhões empenhados para asfalto em mais ruas e avenidas da nossa cidade.

Como a chegada da Usina de Asfalto, prevista para o fim do mês, daremos continuidade na manutenção de ruas e avenidas da nossa cidade, contribuindo para melhor mobilidade e trafegabilidade.

Como mencionei, reconstruímos o estádio Dr. Magalhães e inauguramos a sede da Sejuves, um espaço amplo e agradável para os colaboradores realizarem suas atividades. Além disso, o estádio Dr. Magalhães foi palco de grandes jogos do campeonato municipal de 2023, com premiação recorde e novidade de times na série A e B.

Sonho realizado com a construção do Auditório Municipal Professora Margarida. Um espaço educativo, cultural e que respira saber e democracia nos eventos locais.

A Gestão atendeu a uma demanda importante para a comunidade com a construção de gabião para conter a erosão nos setores Nova Cidade, Santa Luzia e Cavalcante.

As obras na praça coronel Wolney e na praça da Juventude seguem avançando. Destaque também para a construção do ginásio de esportes no setor Santa Luzia.

Reformamos e ampliamos a Unidade Básica de Saúde do setor Bela Vista, evento celebrado pelos moradores. Construímos a garagem da Saúde para que a frota de veículos fiquem no local adequado, bem como, o almoxarifado foi atendido pela nossa gestão. Além disso, em breve, iremos inaugurar a Farmácia Básica do Município.

Comunidades na zona rural celebram a entrega de duas pontes de concreto, uma sobre o rio Gameleira e outra sobre o córrego São Martinho, proporcionando acesso, dignidade e integração para o homem e a mulher do campo.

Em andamento temos a construção de duas pontes, uma sobre o córrego Táboca e outra sobre o córrego Barra.

Minhas amigas e meus amigos!

A atenção para questões importantes foi redobrada. A gestão protocolou o projeto de lei do Plano Diretor na Câmara Municipal, sendo um marco para os avanços no município.

Mais de 442 títulos definitivos de propriedade foram entregues para as famílias dianopolinas, fruto da dedicação do programa “Regulariza Dianópolis – nossa casa, nosso direito”, em parceria com o Tribunal de Justiça.

E não para por aí! Para 2024, 318 títulos serão entregues para famílias que viviam em ocupação irregular, no bairro Vila Nova.

Celebração e conquista marcam a formatura do telecentro comunitário com curso de informática básica e de idiomas em parceria com o IFTO campus Dianópolis. Ao todo, 524 pessoas já se formaram, por meio dos Telecentros.

Nossa gestão segue cuidando do bem-estar da nossa gente, com aulões de dança, projeto mais saúde e olhar especial para a terceira idade com o projeto Melhor Idade Ativa.  

Milhares de pessoas foram beneficiadas com alimentos, roupas, calçados, eletrodomésticos, numa imensa onda de solidariedade da campanha Natal Solidário – Celebre a vida! Doe com Amor!

Eventos marcantes que representam o cuidado de uma gestão que atende a todos, com olhar humanizado para quem mais precisa.

Minhas amigas e meus amigos, agora assistiremos a um vídeo institucional que resume os grandes feitos da gestão em 2023.

A nossa retrospectiva lembra para fortalecer a nossa caminhada até aqui para construção de uma Dianópolis cada vez melhor!

Dianópolis é a nossa bandeira!

José Salomão Jacobina Aires

08 de fevereiro de 24.