Aguarde, carregando...

PREFEITO JOSÉ SALOMÃO PARTICIPA DA ABERTURA DAS ATIVIDADES DO CAPS; AÇÃO FAZ PARTE DA CAMPANHA JANEIRO BRANCO

Dia 13/01/2021

Nesta terça-feira (12), foi dado o início das atividades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Para esta abertura, a equipe destacou a importância da campanha do Janeiro Branco, mês de representatividade do cuidado em saúde mental, que convida as pessoas a refletirem e se conscientizarem sobre a prevenção ao adoecimento emocional.

Na ocasião, uma foto com a equipe foi tirada, acompanhada pelo prefeito José Salomão; o secretário municipal da saúde, Israel Leite; os vereadores Paulo Henrique, Marcelo Rodrigues e Júnior Trindade, a fim de registrar a abertura dos trabalhos, em alusão ao Janeiro Branco.

A diretora e psicóloga do Caps, Jacinta Pinheiro, frisa a ação do projeto "Como vai você?", que se refere à assistência integral dada aos usuários do Centro Psicossocial, por meio de visitas domiciliares, idealizado em decorrência da pandemia do coronavírus. "Nós colhemos o estado atual do usuário para avaliar a necessidade de cuidado de cada um e prestamos a assistência que precisa."

Já o secretário Israel Leite garantiu que "a Saúde estará de portas abertas para contribuir com o desenvolvimento do Caps, avançando na saúde e rompendo preconceitos, além de frisar a importância de uma estrutura mais adequada para os usuários, tendo em vista que se trata de um setor tão importante para a sociedade."

O prefeito José Salomão destacou algumas atividades do Caps, como sendo "muito bonitas e humanas". Além de ressaltar o desejo de acompanhar as ações e poder ver os projetos se concretizando cada vez mais. "É uma opção de assistência para a reinserção social de pessoas com transtorno mental, portanto, na nossa gestão, ajudaremos no que for necessário, inclusive, envidaremos esforços para construir um prédio próprio e que atenda as recomendações do Ministério da Saúde. Espero voltar aqui com a sensação de dever cumprido.”

Centro de Atenção Psicossocial

O Caps oferece atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe que reúne psicólogos, pedagoga, assistente social, técnica em enfermagem, enfermeira, médica clínica, médico psiquiatra, entre outros especialistas. Além de receber pacientes de mais seis municípios vizinhos: Conceição do Norte, Taipas, Almas, Porto Alegre, Rio da Conceição e Novo Jardim.