ACESSIBILIDADE -A +A Cadastre-se | Ir para a busca

| Modo Escuro

Prefeitura anuncia reajuste do piso salarial aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias

A Prefeitura de Dianópolis proporcionou, na manhã desta quarta-feira (27), um momento único para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE). O prefeito José Salomão anunciou o reajuste do piso salarial dos servidores, que agora passa a ser R$ 2.424 para a categoria.

Na ocasião, o prefeito José Salomão assinou o Decreto Nº 123/2022, que concede o pagamento do piso a partir de 01 de maio, de acordo com o que determina a Emenda Constitucional nº120 do Governo Federal.

Ciente da importância do papel dos ACS e dos ACE, José Salomão destaca o reconhecimento à categoria. "É uma luta de muito tempo que vocês batalharam para conquistar e, nós não estamos fazendo mais do que nossa obrigação em chancelar uma decisão já aprovada pelo Congresso. Vocês merecem e conquistaram isso. O trabalho dos Agentes de Saúde e dos Agentes de Endemias merece ser reconhecido", arremata o prefeito. 

O secretário de Saúde do Município, Israel Leite Furtado, comemorou a boa notícia aos servidores. "É uma alegria estar aqui com vocês para compartilhar essa boa notícia, é um momento de festividade. Além do reajuste de salário das categorias, vocês também irão receber adicional de insalubridade e direito à aposentadoria especial devido aos riscos que exercem na função. A Gestão tem o papel de contribuir com os servidores e é essa bandeira que buscamos seguir e fortalecer", aponta o secretário.

A Agente de Saúde, Arlene Rodrigues, relatou que hoje a categoria está em festa. "Foram mais de dois anos que a nossa categoria lutou para que saísse o reajuste do nosso piso salarial e, felizmente agora nós temos certeza que saiu o piso de R$ 2424,00. Agradeço a todos os envolvidos nessa conquista: prefeito José Salomão, vereadores, nossas categorias e, claro,a população que estava do nosso lado. Agora sim!", disse.

O líder de Governo, Tuca Lula do Ferro Velho reconheceu o trabalho dos agentes e enfatizou que o legislativo e o executivo seguem atentos e em harmonia visando melhorias para a população.  

Os Agentes Comunitários de Saúde atuam na promoção da saúde e na prevenção de doenças por meio de visitas domiciliares e acompanhamento de saúde de usuários do SUS. Estes servidores fazem a conexão da comunidade com os serviços de saúde. Os Agentes de Combate a Endemias, ligados à Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, trabalham em contato direto com a população por meio do desenvolvimento de ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde, além de medidas de controle. Atuam diretamente nas iniciativas contra o mosquito da dengue e vacinação antirrábica, por exemplo.

Também participaram da reunião o chefe de gabinete, Tiago Cardoso; o presidente da Câmara Municipal, Manin e o vereador Bilsan.

Deixe um comentário

Comentário sujeito a análise. Após o envio seu comentário será avaliado por nossa equipe para visualização.

O Portal da Prefeitura de Dianópolis-TO utiliza cookies para melhorar a sua experiência.
De acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Continuar
Precisa de ajuda?