Cerca de 250 moradores foram atendidos nesta quarta-feira (30) com o projeto "Semas Itinerante - Assistência Social mais perto de você". A ação foi desenvolvida pela Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e visa dar celeridade aos atendimentos das famílias.

O projeto foi desenvolvido para efetivar a busca ativa das famílias para realizar atualizações cadastrais e inclusão de novos beneficiários, a fim de garantir melhor acesso aos serviços oferecidos pela Semas, Creas, Cras, Conselho Tutelar, Benefícios Eventuais, Conselho Municipal de Assistência Social e Cadastro Único - Programa Auxílio Brasil.

O prefeito José Salomão enfatizou a importância do evento e o empenho dos servidores da Semas em realizar este projeto. "Uma ação deste tamanho é importante para fazer a inclusão de pessoas que vivem em vulnerabilidade social. Facilitar este acesso à população é de suma importância para esclarecer sobre os serviços da política de assistência", pontua.

A secretária de Assistência Social, Miralice C. Bezerra frisou que a ação agiliza os atendimentos e coloca em prática os serviços já ofertados pela secretaria. "Esses atendimentos contribuem para regularizarmos a situação dos moradores no CadÚnico, além de contribuir com o aumento dos indicadores da Semas que, refletem positivamente na Gestão. A atualização dos dados e a inserção em programas específicos garante o auxílio necessário para aqueles que mais precisam e vivem em vulnerabilidade socioeconômica, por isso, nós trouxemos os atendimentos para perto dos moradores", disse.

O Semas Itinerante foi realizado em frente o Telecentro do setor Santa Luzia e atendeu o público do setor Primavera, Jardim Canadá, Campo Velho e Santa Luzia, das 07h às 16h. A música ficou por conta do cantor Saulo. O projeto contou com a parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude e da Polícia Militar.

Estiveram presentes no evento, o prefeito José Salomão; a secretária de Assistência Social, Miralice C. Bezerra junto a todas as equipes que integram a Semas; o secretário de Esportes e Juventude, Jonas Aires; o diretor de Assistência Social, Antônio Quirino; o diretor de Trânsito, Audson Figueira; o presidente do MDB em Dianópolis, Osvaldo Baratins.

O Cadastro Único

O Cadastro Único (CadÚnico) reúne informações sobre as famílias de baixa renda. O registro mostra onde estão essas famílias, quem faz parte delas, qual a situação social e de renda. Com base no CadÚnico, o Governo Federal, estados e prefeituras podem planejar e incluir as pessoas em situação de vulnerabilidade nos programas sociais.