Prefeitura de Dianópolis, por meio da Semas, participa da VIII Conferência Municipal de Assistência Social

Dia 18/08/2021

Com o objetivo de propiciar um debate coletivo entre governo, sociedade civil e usuários, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações dos entes federados, a Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), participou nesta terça-feira, 17, da VIII Conferência Municipal de Assistência Social, convocada pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

Nesta edição a conferência abordou o seguinte tema: “Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Na ocasião, o vice-prefeito Aurélio ressaltou a importância de ações concretas que propiciem progresso efetivo para todos, em especial para àqueles que mais precisam. “Essas discussões são de fundamental importância, afinal, precisamos de políticas públicas a nível nacional que valorizem e fortaleçam o trabalho do profissional de assistência social a fim de acolher os vulneráveis e diminuir a desigualdade”, relatou em sua fala.

Para a secretária da Semas, Miralice Cordeiro Bezerra, a conferência é oportuna para reflexão do exercício profissional. “Estamos aqui por sabermos a importância e a diferença que a assistência social faz para a família, crianças, jovens, idosos e demais pessoas em situação de vulnerabilidade social”, pontuou a Secretária.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ivanize Fátima Giongo Sartori, realizou uma retrospectiva da evolução do trabalho da assistência social, seus pontos positivos e negativos, bem como, uma reflexão acerca deste cenário. “Enquanto agentes públicos, precisamos facilitar o acesso e sempre buscar se colocar no lugar do usuário a fim de garantir seus direitos e usá-los a seu favor. Apesar das dificuldades, precisamos lembrar que a nossa missão é lutar contra os desmontes”, refletiu Ivanize.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Marcelo Rodrigues parabenizou a Secretaria pelo trabalho desenvolvido com qualidade e transparência para os usuários e sociedade de modo geral.

Palestra
O momento contou, também, com uma palestra da assistente social, Rivana Marina Dantas Marinho, que falou sobre a importância dessas discussões na garantia dos direitos e proteção àqueles que mais precisam, com melhores implementações de políticas públicas.

Eixos temáticos
Após a palestra, os participantes se dividiram em 5 grupos para discutirem os eixos temáticos, propostos pela Conferência, sendo eles: assistência social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social; financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; controle social: o lugar da sociedade civil no Suas e a importância da participação dos usuários; gestão e acesso Às seguranças socioassistenciais e a articulação entre os serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassistenciais e proteção social; atuação do Suas em situação de calamidade pública e Emergência.