ACESSIBILIDADE -A +A Cadastre-se | Ir para a busca

| Modo Escuro

Prefeitura de Dianópolis realiza o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef

A Prefeitura de Dianópolis realizou na última quinta-feira (09), o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef - edição 2021/2024. A iniciativa é baseada numa mobilização social pela garantia de políticas públicas municipais voltadas para a criança e o adolescente, realizada por meio das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

 O 1º Fórum Comunitário integra as etapas do Selo Unicef. Com discussões em grupos compostos por representantes de vários segmentos da sociedade civil e governamental, o evento é denominado como um planejamento participativo, tendo em vista a troca de informações e diálogo entre os membros, para a aprovação do Plano Municipal de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes .

O prefeito José Salomão ressaltou o prestígio do Selo Unicef para a nossa sociedade: "é o fortalecimento das políticas públicas voltadas para nossas crianças e adolescentes, de forma tão necessária para a garantia de seus direitos”.

A secretária municipal de Educação, destacou que o Selo Unicef é uma parceria. “A Educação, Assistência Social e Saúde são os pilares do Selo. E se a gente não tiver um atendimento humano, vai tudo por ‘água abaixo’. Nossa indicação é que todos tenham esse atendimento humano e sensível e que as famílias estejam cada vez mais próximas dos jovens”, disse.

O secretário municipal de saúde destacou o empenho do prefeito José Salomão em promover assistência à população. “Este empenho resulta no cuidado com as crianças e adolescentes que são o futuro de nossa cidade. E nós estamos empenhados em buscar este Selo e dar assistência a todos”, frisa.

Já a secretária de Assistência Social, Miralice C. Bezerra, declarou que “as políticas públicas estão em todo lugar para proporcionar melhor qualidade de vida e o Selo Unicef reúne a sociedade em defesa e promoção da garantia dos direitos das crianças e adolescentes”.

A articuladora do Fórum Comunitário, Lessa Silva, enfatizou a concretização do 1º Fórum Comunitário. "O objetivo aqui, é apresentar o diagnóstico municipal da situação da criança e do adolescente, validando-o e agregando contribuição dos participantes do fórum, bem como, reunindo informações sobre ações, programas e políticas que podem contribuir para a melhoria da situação da infância e da adolescência em Dianópolis”.  

A estudante Lara Rodrigues, representou os adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA). "É importante exercermos nossa cidadania enquanto adolescentes, bem como, termos conhecimento dos nossos direitos e deveres, para que possamos atuar nas discussões sobre políticas públicas que impactem diretamente.

Fórum Comunitário

É o espaço em que efetivamente a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao Selo e contribui na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes. Com um resultado prático: um Plano de Ação para enfrentar os principais problemas do município, que devem ser implementados pela Gestão Municipal ao longo dos quatro anos do ciclo do Selo Unicef.

Estiveram presentes

Fizeram a composição da mesa, o prefeito José Salomão, os secretários municipais de Educação, Assistência e Saúde, Anisiana Jacobina, Miralice C. Bezerra e Israel Leite Furtado, respectivamente; o vereador Marcelo Rodrigues representando a Câmara de Vereadores de Dianópolis e a estudante Lara Rodrigues, representando os adolescentes do NUCA. Além da participação do CMDCA, Comissão Intersetorial do Selo, servidores municipais e estaduais, profissionais da segurança pública, membros do NUCA, lideranças comunitárias, estudantes, Escola de Música MusicArt, equipe do Caps e a efetiva participação popular.

Deixe um comentário

Comentário sujeito a análise. Após o envio seu comentário será avaliado por nossa equipe para visualização.

O Portal da Prefeitura de Dianópolis-TO utiliza cookies para melhorar a sua experiência.
De acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Continuar
Precisa de ajuda?