Prefeitura de Dianópolis vai oferecer próteses dentárias à população que mais precisa de cuidados com a saúde bucal; entenda

Dia 01/06/2021

Com o objetivo de garantir mais conforto, elevar o cuidado com a saúde bucal dos dianopolinos e a autoestima, a Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semus) vai garantir os serviços de atenção básica à saúde bucal, como confecção gratuita de próteses dentárias  total (dentadura) e removível (grampeada).

De acordo com a coordenadora de saúde bucal da Prefeitura de Dianópolis, Cristiane N. Mamede, a ação integra o programa Brasil Sorridente. “A saúde bucal é essencial para a saúde do ser humano, e os dentes vão muito além da estética, são eles os responsáveis pela mastigação dos alimentos, estética e harmonia do sorriso”, pontuou a Coordenadora.

Os atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) já iniciaram. Mas, antes, é necessário que seja feita avaliação junto à equipe de saúde bucal de cada unidade básica de saúde do município. Para realizar a avaliação, a princípio, é preciso cartão do SUS e telefone para contato.

Segundo a coordenadora de saúde bucal, Cristiane Mamede, todos os pacientes devem passar por avaliação odontológica para confirmar o tipo de prótese e posteriormente realizar os procedimentos necessários.

“Primeiro, a prioridade é para os pacientes que não têm dente nenhum, depois os que têm alguns dentes e assim por diante. Ainda, mediante a avaliação do dentista, o paciente deve estar com o tratamento odontológico prévio realizado para que seja possível a moldagem imediata para a confecção das próteses”, destacou Cristiane.

O programa

O Brasil Sorridente é um programa do Governo Federal e Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) que permite a ampliação do acesso a tratamentos odontológicos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo uma série de serviços de saúde bucal para atender a população brasileira. O programa objetiva realizar ações para garantir a promoção, a prevenção e recuperação da saúde bucal dos cidadãos.

As ações do programa são voltadas a reorganização da Atenção Básica de saúde bucal, com a implantação das equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família ESF; a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, com a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas CEO e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.