Tradição centenária que atravessa gerações e mantem a fé e a devoção vivas. Dentre muitos significados, podemos definir assim, a Romaria da Sucupira, realizada na zona rural de Dianópolis. Uma celebração religiosa que acontece, anualmente, no primeiro final de semana do mês de agosto.
A Prefeitura de Dianópolis esteve presente durante toda a peregrinação religiosa e acompanhou, junto com os romeiros e visitantes, o encontro das Folias de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espírito Santo, Missas, batizados, levantamento do mastro em homenagem a Nossa Senhora do Rosário e pelo Divino Espírito Santo. A população se mobiliza para fazer a festa valer a pena e valorizar a cultura local.
“A Romaria da Sucupira é a expressão da tradição viva, que se perpetua e continua atraindo inúmero fiéis. Isso é lembrança do que fomos e daquilo que podemos ser, com fé, devoção e amor. Portanto, a valorização da nossa rica cultura é algo que precisamos fomentar”, destacou o prefeito José Salomão.
Apoio e valorização da cultura
A Prefeitura de Dianópolis por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematuc) apoia toda a realização do tradicional evento desde a ligação de energia elétrica, iluminação, manutenção com serviços de limpeza e controle da poeira. Serviços como roçagem, pintura e reforma dos banheiros também foram realizados pela Gestão, antes da realização da Romaria, fomentando a valorização da nossa cultura.
Trabalho integrado com a Secretaria Municipal de Obras e Transportes e apoio humanizado com o posto de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde, que prontamente atendeu os pacientes quando necessário.
Sucupira 2023
De 04 a 07 de agosto, a Romaria da Sucupira reuniu centenas de visitantes para participarem da programação que contou com o encontro das Folias de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espírito Santo, missas diárias, batizados, levantamento dos mastros e os festejos.
O festejo da Romaria também contou com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).