Prefeitura, por meio da Sematuc, lança o décimo livro que aborda o aspecto da segurança pública, em voga
Em mais um ato de valorização da cultura e dos escritores locais, a Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematuc), realizou nesta quinta-feira, 01, o lançamento do livro “Legítima Defesa e Violência: uma análise do discurso midiático sobre o armamento civil”, de autoria de Elizangela Araújo.
Este é o décimo livro lançado com o apoio da Gestão. O momento aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de familiares, estudantes e amigos.
Durante sua fala, o prefeito José Salomão parabenizou a escritora e ressaltou que a Gestão tem trabalhado na valorização da cultura e revelado talentos em nossa cidade.
“Um tema que está na ordem do dia. Confesso que estou ansioso para lê-lo, pois é um livro técnico com atuação de várias frentes. Particularmente, fico feliz em apoiar projetos de conhecimento que vão além; e este deve ser nosso maior incentivo, pela leitura, pois ela transforma”, ressaltou o prefeito José Salomão.
A autora do livro, Elizângela, explanou sobre o livro numa breve apresentação e agradeceu pelo apoio.
“Diversas foram as pessoas que me inspiraram neste projeto. Hoje o dia resume-se em gratidão, pois é a minha paixão pelo direito, pelo jornalismo e pela temática, que foram depositadas. Espero que a obra possa contribuir para o debate na sociedade visando sempre o bem coletivo”, afirmou.
Para o secretário da Sematuc, Magno Moura, chegar a marca do décimo livro é motivo de muitas comemorações e de uma verdadeira revolução cultural.
“Dianópolis está em movimento. Sinto-me honrado em estar diante do nosso livro "número 10", em tão pouco tempo. Ainda mais assim, com um tema que nos instiga a pensar. Para mim, esta é a mais viva demonstração da arte. Imensamente feliz em contribuir, especialmente ao lado da minha equipe que não mede esforços e tem caminhado junto nesta jornada”, pontuou Magno.
Sobre o livro
O livro faz uma análise do Discurso Jurídico acerca do armamento civil na legislação brasileira e como esse discurso produz efeitos de sentido na mídia. Coloca em marcha o funcionamento discursivo dos Jornais Folha de São Paulo, o Estado de São Paulo e o Jornal do Tocantins sobre o porte e a posse de armas, com ênfase para as condições de produção e a formação discursiva em que se inscrevem esses discursos, unindo os sentidos a elementos do interdiscurso que são a base na construção de todo dizer.
Presentes
Participaram do momento, além dos citados, a presidente da Academia Dianopolina de Letras (ADL) e secretária municipal de educação, Anisiana Jacobina; a presidente da OAB Seccional Dianópolis, Claúdia Rogéria Fernandes; a docente da Unitins, campus Dianópolis, Beatriz Mafra; a assessora de defensoria pública, Marilene Barbosa e o comandante da 2ª CIPM, major Lisboa.