A Prefeitura de Dianópolis realizou na última quarta-feira (10), o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef - edição 2025/2028. A iniciativa é baseada numa mobilização social pela garantia de políticas públicas municipais voltadas para a criança e o adolescente, realizada por meio das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
O 1º Fórum Comunitário integra as etapas do Selo Unicef. Com discussões em grupos compostos por representantes de vários segmentos da sociedade civil e governamental, o evento é denominado como um planejamento participativo, tendo em vista a troca de informações e diálogo entre os membros, para a aprovação do Plano Municipal de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.
A secretária municipal de Educação, Anisiana Jacobina, destacou que o Selo Unicef é uma parceria. “A Educação, Desenvolvimento Social e Saúde são os pilares do Selo. E se a gente não tiver um atendimento humano, vai tudo por ‘água abaixo’. Nossa indicação é que todos tenham esse atendimento humano e sensível, para que as famílias estejam cada vez mais próximas dos jovens”, disse.
A articuladora do Fórum Comunitário, Lessa Silva, enfatizou a concretização do 1º Fórum Comunitário. "O objetivo aqui, é apresentar o diagnóstico municipal da situação da criança e do adolescente, validando-o e agregando contribuição dos participantes do fórum, bem como, reunindo informações sobre ações, programas e políticas que podem contribuir para a melhoria da situação da infância e da adolescência em Dianópolis”.
Fórum Comunitário
É o espaço em que efetivamente a comunidade passa a ser parte do planejamento das ações relacionadas ao Selo e contribui na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes. Com um resultado prático: um Plano de Ação para enfrentar os principais problemas do município, que devem ser implementados pela Gestão Municipal ao longo dos quatro anos do ciclo do Selo Unicef.