Ouvir Texto Stop

A última Audiência Pública do Plano Diretor Participativo e Sustentável de Dianópolis foi realizada para aprovar as propostas e a Minuta de Lei, com os direcionamentos para o planejamento do Município pelos próximos 10 anos.

A Minuta de Lei apresenta as propostas e soluções para o planejamento municipal identificadas através das leituras técnicas e comunitárias realizadas durante todo o processo de elaboração do Plano Diretor.

O prefeito José Salomão reforçou a magnitude do projeto, com efeitos positivos e significativos para Dianópolis. "É um momento marcante. Estamos trabalhando em prol do desenvolvimento do nosso Município. É muito importante a participação da sociedade neste projeto, porque isso democratiza a ação. Nós estamos tentando organizar a nossa cidade com este instrumento de planejamento que é o Plano Diretor. Dianópolis está crescendo cada vez mais e muita coisa estava desordenada. Mas este é um grande passo. É só o começo", declarou Salomão.

A diretora de Desenvolvimento e Urbanismo, Josiene Guimarães, comemorou a realização da última audiência. "Foram dias intensos, mas agora estamos encerrando essa primeira etapa de audiências. O Plano Diretor já era uma questão de urgência em Dianópolis por se tratar de um Município com mais de 20 mil habitantes. Gratidão ao prefeito José Salomão que atendeu e recebeu tão bem este projeto que visa o planejamento de Dianópolis", pontuou.

O presidente do Instituto de Atenção às Cidades (IAC), professor Humberto Xavier, destacou o Plano Diretor como sendo um exercício de cidadania. "Todas as audiências foram transmitidas via Youtube, no canal da Prefeitura de Dianópolis. Cartilhas e questionários foram deixados nas escolas, instituições, comércios, entre outros. O site foi criado para mostrar todo o processo do Plano Diretor, além das redes sociais e do número do Whatsapp disponíveis para integração com os moradores, reafirmando o objetivo de fazer um projeto participativo", afirmou.

A construção do Plano Diretor contou com a colaboração dos moradores do Município, tanto da área urbana quanto rural. Demandas como habitação, melhorias no transporte, mobilidade, cuidado com o meio ambiente, dentre outras, foram pautas das discussões.

A Minuta de Lei do Plano Diretor de Dianópolis está disponível para toda a população no site do Plano Diretor(www.planodiretordianopolis.com.br). Acesse a aba "relatórios" e confira os direcionamentos propostos para Dianópolis.

O processo de elaboração do Plano Diretor Participativo de Dianópolis é coordenado pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Urbanismo, assessorada pelo Instituto de Atenção às Cidades (IAC), vinculado à Universidade Federal do Tocantins (UFT), por intermédio de sua Fundação de Apoio, a FAPTO.
 
Aprovação da minuta

A Minuta de Lei do Plano Diretor de Dianópolis foi aprovada na Audiência Pública do dia 12 de dezembro de 2022, realizada na Câmara de Vereadores. Agora, o Projeto de Lei será encaminhado à Câmara de Vereadores.  Todas as audiências podem ser assistidas no canal da Prefeitura de Dianópolis, no Youtube.