Ouvir Texto Stop

Jovens estudantes e comunidade conheceram um pouco da história e cultura de nossa cidade. A Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematuc) juntamente com o projeto “Brasil Central Aventuras”, contemplado pela Lei Aldir Blanc, realizaram um tour pelos pontos históricos de Dianópolis.

Para o secretário da Sematuc, Magno Moura, “não havia data mais especial para iniciar este projeto que no Dia Internacional dos Museus, celebrado todo dia 18 de maio. Essa preservação da nossa história precisa ser fomentada e as nossas crianças, em idade escolar, devem conhecer parte dessas simbologias. Isso é revolução”, assegurou Moura.

O roteiro histórico, com visita guiada, teve início nas ruínas da antiga Mina das Tapuias, local que deu origem ao então arraial de São José do Duro, hoje Dianópolis. A história por trás da Capelinha dos Noves também foi apresentada.

A praça Coronel Abílio Wolney, que tem alguns casarões e o Museu Municipal Manoel Ayres Cavalcante também integram o roteiro.

No Museu, o guia, Júlio Cesar de Souza, mostra alguns objetos e artefatos da época e o artesanato com o capim dourado, uma cultura da região.

“Este roteiro tem o objetivo de elevar o nível de conhecimento sobre a história local, com a transmissão da informação de forma leve e descontraída, pode ainda oferecer subsídios para aulas sobre o tema, abordou o Guia.

Para dinamizar ainda mais o passeio e torná-lo ainda mais agradável, na prática, os visitantes são convidados a costurar uma peça artesanal e termina com a dinâmica da “Capoterapia”.

A diretora de cultura da Sematuc, Ana Flávia, ressalta que “Dianópolis é uma cidade centenária, que guarda um patrimônio de luta e perdura até os dias de hoje. Traz significados importantes que precisam ser memorizados para que possamos entender a nossa posição no mundo”, salientou.

O projeto
Esse projeto foi contemplado pelo PRÊMIO ALDIR BLANC de Apoio a Projetos Artísticos e Culturais de Dianópolis - 2020. EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA SEMATUC - 003/2020 ALDIR BLANC - AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS CULTURAIS DE APOIO A ARTISTAS LOCAIS.

Conforme o projeto contemplado “Brasil Central Aventuras”, se compromete a oferecer palestras educacionais. O projeto visa impactar cerca de 400 pessoas, entre comunidade escolar, municipal e estadual e visitantes. Ficou interessado pelo tour? Basta entrar em contato com a Sematuc das 7h às 13h.