Aguarde, carregando...

RETOMADA E O FLUXO DE ATENDIMENTO DA ODONTOLOGIA É TEMA DE PAUTA DURANTE REUNIÃO ENTRE SEMUS E EQUIPE DE SAÚDE BUCAL

Dia 05/03/2021

O secretário municipal de saúde da Prefeitura de Dianópolis, Israel Leite Furtado, recebeu na sede da Pasta, a equipe de Saúde Bucal Municipal, sob a coordenação da odontóloga, Cristiane N. Mamede. O encontro aconteceu na última segunda-feira, 01.

Presente na reunião, o responsável técnico da Semus, Reginaldo Cirqueira Evangelista abordou o panorama epidemiológico do novo coronavírus em Dianópolis e na conjuntura Estadual, traçando um comparativo entre 2020 e 2021. Sendo base para a explanação apresentada pela odontóloga Cristiane.

Neste ínterim, a odontóloga, Cristiane Mamede, apresentou aos profissionais presentes na reunião a retomada e o fluxo de atendimento da odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, parados desde março de 2020.

A explanação considerou alguns pontos relevantes, como o cenário de pandemia, onde o atendimento é gerador de aerossóis com risco de contaminação aos pacientes e aos profissionais das equipes; demanda eletiva reprimida devido a inatividade dos atendimentos há mais de 6 meses devido à pandemia de Covid-19; apresentação da equipe de especialistas e demanda no CEO - Centro Especialidades Odontológicas, onde é referência para os municípios circunvizinhos.

Após a explicação, o secretário da Semus, Israel Leite Furtado, enfatizou a importância do retorno das atividades e principalmente o acolhimento dos usuários, colocando a importância desse serviço na rede de Saúde do Município.

Ainda segundo Israel, todos os consultórios odontológicos receberam manutenção preventiva e corretiva, justamente para que não haja interrupções devido a falha na estrutura física.

Outro ponto importante foi abordado pelas profissionais odontólogas, Juliana Silva Pontes e Ane Andrade Póvoa sobre o fornecimento dos EPIs, os quais foram prontamente atendidos pela Coordenadora de forma prioritária. A compra de EPIs adequados foi executada conforme normativas técnicas resguardando a saúde dos profissionais, e serão disponibilizados para o atendimento.

Vale ressaltar que os atendimentos de emergência e urgência foram atendidos, confirmado pelo odontólogo Dr. Sebastião. “Firmado o apoio e parceria com a equipe, espera-se êxito na execução dos atendimentos tanto nas unidades de Saúde quanto no CEO” finalizou o Secretário.

Presentes na reunião
Além dos citados acima, estiveram na reunião o superintendente municipal de saúde Warley Coelho Cirqueira, a coordenadora saúde Bucal Cristiane, os odontólogos das equipes de saúde bucal: Juliana Silva Pontes, Janaína Carvalho Antunes, Amanda Micaella da Silva, Wanessa Cabral Figueiredo, Andressa Moábia Ribeiro Cardoso, Yuri Winter Pirâmides Oliveira, os auxiliares/técnicas em saúde bucal: Maria de Fátima Melo Sousa Aguiar, Maria Margareth Almeida Martins, Marilene Alves Silva Pereira, Carla Suzana M. Valente, Célia Marques da Silva, Luzia Ferreira dos Santos, Cleodivan. Equipe Ceo estavam presentes: Sebastião Valdivino Bandeira Filho, Viviane Cristina Dias, Ane Andrade Póvoa, e auxiliares/técnicas em saúde bucal: Aparecida Sousa Dias Araújo, Margarete Dias de Santana.