Aguarde, carregando...

“SAÚDE É VIDA E PARA TER VIDA É PRECISO CUIDAR”, RELATO DA NEUSA, TÉCNICA DE ENFERMAGEM E PRIMEIRA VACINADA CONTRA COVID-19 EM DIANÓPOLIS

Dia 22/01/2021

“Uma honra fazer parte deste momento”, assim relata a técnica de enfermagem, Neusa Gonçalves, de 64 anos, que foi a primeira pessoa a ser imunizada com a vacina contra Covid-19, em Dianópolis, nesta sexta-feira, 22. O secretário municipal de saúde, Israel Leite Furtado, que é farmacêutico, realizou a aplicação da dose.

Neusa trabalha no Hospital Regional de Dianópolis há 27 anos, com muita dedicação e amor. Já atuou em todos os setores do Hospital, e há 16 anos está na vacinação.

“Tive o privilégio de receber a primeira dose da vacina contra Covid-19, que Deus abençoe para chegar mais doses ainda para vacinar toda população. Por que saúde é vida e para ter vida é preciso cuidar. Agradeço a todos os profissionais da saúde de Dianópolis, na pessoa da coordenadora de imunização, Raiane Cardoso, que dentre tantos profissionais, eu fui contemplada a ser a primeira”, destacou Neusa.

Para o secretário de saúde, Israel Leite Furtado, este é um momento histórico para Dianópolis, porém, espera que o Ministério da Saúde se prontifique na aquisição de mais doses da vacina para realizar imunização de todos. “É um momento de alegria por receber a vacina, mas também de angústia pela pouca quantidade de vacinas. Espero que o Governo Federal se esforce para adquirir mais doses do imunobiológico”, ressaltou, agradecendo e parabenizando os profissionais da saúde que estão na linha de frente da pandemia.

Presente no ato de vacinação, o prefeito José Salomão (PT), de 73 anos, avisou que não vai “furar fila”, ressaltando ainda, que hoje o dia se iniciou com esperança. “Meu enorme reconhecimento e agradecimento pelo comprometimento dos profissionais da saúde. Envidaremos esforços para oferecer à população uma saúde pública de qualidade”, afirmou.

Local de vacinação

A campanha iniciou na Unidade Básica de Saúde Tio Herculaninho - PSF3, seguindo todas as medidas de segurança. Foi instalada uma tenda, para organização do fluxo de pessoas; uso de EPIS por parte dos profissionais; pia com água e sabão para higienização das mãos; máscara e álcool gel.

Campanha de vacinação da Covid-19

A coordenadora de imunização, Raiane Cardoso, informou que o município de Dianópolis iniciou a campanha de vacinação contra Covid-19 após passarem por capacitação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Das 104 doses de vacinas recebidas, 12 doses serão para os idosos institucionalizados (moram em asilo) e trabalhadores dessa instituição e 94 doses serão para profissionais da saúde que estão na linha de frente tanto na atenção básica, quanto no Hospital Regional de Dianópolis.

Ainda segundo a Coordenadora, todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação de forma gradativa, conforme disponibilidade/recebimento do imunobiológico pelo Ministério da Saúde.