Aguarde, carregando...

Saúde realiza Blitz Educativa em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Dia 18/05/2021

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é fixado na data de 18 de maio. Nesta terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial II Doutor Chagas (Caps II) realizou uma Blitz Educativa com a temática "Qual a sua (lou) cura? Liberdade é o melhor cuidado!".

A Blitz Educativa tem o objetivo de trazer mais esclarecimentos à sociedade sobre o tratamento humanizado para as pessoas portadoras de transtornos mentais, fortalecer a inclusão e reinserção social, conduzindo a luta contra preconceitos que envolvem a causa. A luta tem o propósito de dar fim a todas as instituições manicomiais e substituir por serviços de saúde aberto, com amparo tanto para os usuários como para as famílias.

Serviço

Os serviços de saúde aberto são realizados nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), referência no tratamento de pessoas que sofrem de transtorno mental.

Ações da semana

Além da Blitz Educativa, o psiquiatra do Caps, Mardônio Parente e a psicóloga Samara Rachel, irão conceder uma entrevista nesta quarta-feira (19) à rádio Nova FM 104,9, a fim de esclarecer à sociedade questões relacionadas sobre a luta antimanicomial e saúde mental em tempos de pandemia. Para encerrar a semana da luta antimanicomial, diversas palestras educativas para o empoderamento dos usuários Caps II serão realizadas.

Presentes no evento

Estiveram presentes na Blitz Educativa, o prefeito José Salomão; a secretária de Administração, Lucidelma Pimenta; a coordenadora e psicóloga do Caps II Jacinta Pinheiro; o superintendente em saúde de Dianópolis, Warley Coelho; o diretor de trânsito, Audson Figueira; o vereador Bilzan; a equipe do CAPS II; a equipe da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar do Tocantins (2ª CIPM) e outros correligionários.