SEMATUC FIRMA PARCERIA COM O IFTO PARA REALIZAR PROJETO NO MUSEU MUNICIPAL

Dia 25/01/2021

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematuc) firmou uma parceria com o IFTO - câmpus Dianópolis, para o projeto "Levantamento Histórico e Material do Museu Municipal Manoel Aires Cavalcante de Dianópolis - TO".

O projeto foi apresentado pelo professor do IFTO, Wilson Rodrigues e consiste em criar material teórico e catalográfico do Museu Municipal para difundir os resultados do levantamento em formato digital e impresso. O intuito é promover o reconhecimento da importância do patrimônio cultural e histórico do Museu. A iniciativa surgiu com a identificação do problema da falta de informações disponíveis sobre a instituição e seu acervo.

O secretário de Cultura, Magno Moura, ressalta a importância da parceria. "Esses projetos contribuem para mostrar a importância da cultura em nosso município, de forma que se torne ainda maior a chance de trazermos o interesse da população pelo nosso patrimônio".

A execução do projeto se dará em 4 fases: levantamento de material teórico; análise e construção de texto; catalogação do acervo material e publicação dos resultados.
De acordo com o relatório do projeto "é do interesse da administração pública de Dianópolis, por meio da Secretaria de Cultura, a produção desse material teórico, tendo em vista que essas informações deverão ser repassadas ao IPHAN, no objetivo de se estabelecer parcerias, além de possibilitar a criação de material didático e informativo junto ao Museu e viabilizar a participação em editais públicos, por exemplo".

Após esse processo, será lançada uma campanha, em parceria com a Sematuc, para doação e/ou recuperação de itens e fotografias históricas de interesse público referentes a eventos históricos e culturais que poderão fazer parte do acervo do Museu Municipal.

Participaram da reunião, o secretário da Sematuc, Magno Moura; a diretora de Cultura, Ana Flávia; o professor Wilson Rodrigues e o presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT), em Dianópolis.