Sematuc participa de simulação sobre plano de emergência em barragens e centrais hidrelétricas

A Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura (Sematuc) participa do Plano de Emergência em barragens e pequenas centrais hidrelétricas (PCH). O município de Dianópolis está sendo representado pelo diretor de meio ambiente da Sematuc, Rogers Ribeiro e das fiscais de meio ambiente, Marinalva Dias Ferreira e Luziene Santos Gusmão.

Segundo o Diretor de Meio Ambiente, as simulações do plano de emergência estão sendo realizados nas PCH’s Areia, Água Limpa e PCH do rio Manuel Alves. “As ações deste simulado são de grande importância pois preparam os funcionários das PCH’s e a defesa civil dos municípios abrangidos pelos empreendimentos a poderem tomar melhores decisões em caso de extrema necessidade e assim salvar vidas. O simulado trata-se de ações preventivas e exigido pela legislação que regulamenta estas atividades’, destacou Rogers.

A simulação conta com a participação de funcionários das PCH’s, da empresa Geometrisa, especializada em treinamentos para segurança de barragens e de representantes dos municípios abrangidos pelas PCH’s.

Plano de Emergência

O Plano de Emergência tem como objetivo proteger as populações, bens e ambientes, assim como minimizar as consequências de um acidente em situações de emergência. Este plano é uma parte fundamental do planeamento de emergência, ou seja, do conjunto de medidas que integra a avaliação dos danos potenciais e os procedimentos a adotar pelos diferentes intervenientes e que visa fazer face a situações de emergência associadas a ondas de inundação.