“Trabalho, geração e renda”, é o novo projeto desenvolvido no Caps de Dianópolis

A Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve o projeto “Trabalho, geração e renda”, com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial II (Caps II).

A ação visa trabalhar a autonomia dos usuários do Caps, de forma a contribuir no processo de inserção e reinserção social, tendo em vista que, ainda nos dias atuais, há um estigma referente às pessoas portadoras de transtornos mentais.

Segundo a coordenadora do Caps, Jacinta Pinheiro, o intuito é fazer com que os usuários do Caps se sintam pertencentes ao social. “O programa fortalece as potencialidades e habilidades dos usuários e, com isso, é capaz de gerar renda para eles mesmos, de forma que cada participante aprende, produz e contribui para ajudar a própria situação financeira”, enfatiza.

O Caps II dispõe de dois grupos de “Trabalho, geração e renda”:
Grupo 1: Alimentando sonhos (produção de tortas, bolos, pães e roscas).

Grupo 2: Traçando novos caminhos (confecção de bordados em tecidos, pinturas, crochê, dentre outros).

Os grupos desenvolvem as atividades uma vez por semana, toda terça-feira. Com a venda do que é produzido, parte do que é arrecadado é dividido entre os usuários e outra é utilizada para a compra dos materiais/ingredientes de uso.