Em clima de emoção e festa, com fé e tradição, o Festejo do Divino Espírito Santo e Romaria das Missões levou centenas de pessoas ao povoado das Missões, dos dias 07 a 10 de julho.
Esta edição da tradicional Romaria teve um diferencial em relação às anteriores: foi a retomada presencial dos fiéis e dos foliões após dois anos de interrupção, devido à pandemia da Covid-19.
As atividades do Festejo e da Romaria, tiveram início em junho, no dia 12, com a tradicional saída das folias dos Gerais e dos Sertões.
A programação, que teve início no dia 07, às 19h, com missa na Igreja e bênção das novas imagens de madeira do padroeiro São José e da Pomba do Divino, com Padre Tino, reuniu fiéis de todas as idades. Durante o ato religioso, também foi realizada a coroação do Imperador Pedro Diniz e da Imperatriz do Divino, Dorani Costa. Na sequência, ocorreu na sexta-feira o levantamento do Mastro do Divino Espírito Santo, tendo como matreiros Patrícia Dias e Adilton Ferreira e celebração do Pe. Dorivan.
No sábado, houve o retorno oficial das folias dos Gerais e do Sertão, que estavam há 27 dias pousando nas casas dos fiéis, levando a mensagem cristã e recebendo donativos. A tarde ficou marcada com o encontro das folias, com direito a disputa entre os alferes e caixeiros dos dois grupos. A noite, ocorreu o batizado coletivo seguido da missa e, logo após, lotaram o povoado das Missões com a tradicional festa da Romaria.
No domingo, às 8h, houve o segundo batizado coletivo, seguido de mais uma missa.
Para o prefeito José Salomão, é uma felicidade muito grande poder contribuir para a realização deste evento que não acontecia há dois anos. “O retorno desta celebração reafirma o compromisso que temos com a tradição do nosso povo. Faz parte da nossa história. E é gratificante prestigiar um evento de tamanha magnitude para os dianopolinos”, afirma.
Já o secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura agradeceu a toda equipe que se empenhou na realização do evento. “Aqui eu pude ver que a população se emociona e vivencia a fé ao Divino. Superamos o público e trabalhamos para oferecer uma estrutura de qualidade aos fiéis e romeiros”, pontuou.
O secretário de Cultura e Turismo do Estado, Hercy Filho, que também enfatizou sua condição de romeiro, lembrou que a reforma da Capela integra projeto da Pasta que irá beneficiar vários imóveis de reconhecido valor histórico e cultural. "Queremos sentar com a comunidade para discutir o que deverá ser feito na igreja, queremos recuperar suas características originais, mas sem imposição dos nossos técnicos", garantiu.
Aos 82 anos, Dona Isabel Galvão de Jesus contou que frequenta a Romaria das Missões desde criança, sendo esta anterior à Romaria do Bonfim, no município de Natividade. "Ia a cavalo, a pé, em carro de boi, em caminhão", revelou orgulhosa, antes do início da missa do Imperador Pedro Diniz, que manteve uma tradição familiar iniciada com os avós. A Imperatriz Dorani Costa ressaltou a importância da família na organização da festa. "Deus é um só".
O pároco Aniel Rodrigues da Silva ressaltou que a Paróquia Nossa Senhora da Conceição foi criada em 2021, o que tornou possível a realização de missas semanais na Capela São José da Missão. Ele agradeceu o apoio da Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura e do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
A programação religiosa ainda contou com a Missa dos Romeiros, na manhã de segunda-feira, 11 de junho.
Com informações de Seleucia Fontes / Governo do Tocantins