Aguarde, carregando...

Tratativas para elaboração do Plano Plurianual são debatidas em reunião com Prefeito e integrantes do primeiro escalão

Dia 12/05/2021

O prefeito José Salomão se reuniu, na tarde desta terça-feira, 11, com as secretárias e secretários que integram o primeiro escalão da Gestão. O objetivo da reunião foi de projetar e planejar as ações dispostas no Plano Plurianual (PPA) para os próximos 4 anos de Administração Municipal. O encontro ocorreu na Câmara Legislativa, Casa que vai apreciar e aprovar as ações do PPA.

Na abertura de sua fala, o Prefeito, asseverou que o planejamento é uma das funções essenciais da governança do setor público. É por meio dele que se definem as estratégias para orientar o rumo que o gestor tem para o governo municipal nos próximos anos e prioridades do governo.

“Como a capacidade financeira do município é limitada, ainda mais com esta triste pandemia, é preciso fazer escolhas. Neste sentido, esse arcabouço que estamos projetando, se consagra como um espaço político decisório no qual decidimos quais políticas públicas serão implementadas para enfrentar problemas e aproveitar oportunidades”, salientou Salomão, lembrando que o ideal seria promover audiências públicas, mas o momento pandêmico não permite.

O contador da prefeitura Josiney Leal, o economista Sérgio Cosson, que presta serviços de assessoria e consultoria para o município, entregaram aos secretários presentes uma pasta com orientações para realização do PPA, conforme realidade de cada Pasta.

“Planejar é necessário. Precisamos pensar nossa cidade a fim de que os anseios possam ser sanados, ou seja, trata-se de um planejamento macro estratégico de investimentos dentro do município. É agir na transformação social, respeitando o equilíbrio fiscal e financeiro”, pontuou Cosson.

O contador Josiney Leal se colocou à disposição para ajudar no âmbito de contabilidade e alertou para os prazos que devem ser cumpridos para que tudo esteja em conformidade com a lei.

Balanço
Com o espaço aberto as discussões intersetoriais, apontou-se o Plano de Governo da gestão 2021/2024, como parâmetros para os rumos a serem postos dentro do PPA, uma vez que se trata de um documento que foi elaborado pensando no bem-estar comum.

Com isso, o gabinete, a contabilidade, a assessoria contábil e departamento de convênios estarão à disposição das equipes na elaboração e conclusão do PPA.

O que é o PPA?
O Plano Plurianual é o documento que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada um ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.