Vigilância Sanitária de Dianópolis divulga relatório em que pesa o trabalho prestado no segundo trimestre de 2021

Dia 19/07/2021

A Vigilância Sanitária (VISA) da Prefeitura de Dianópolis divulgou relatório, no qual reúne informações do trabalho realizado durante os meses de abril, maio e junho. De acordo com o relatório, no mês de abril foram admitidos 20 fiscais a fim de fortalecer o serviço de fiscalização na cidade em cumprimento aos Decretos Municipais vigentes.

Para coordenadora de vigilância sanitária, Ivaneide Dias Barbosa, o aumento de pessoal contribuiu para consecução de um melhor serviço à sociedade. “Realizamos um treinamento com os recém-admitidos a fim transmitir, além da nossa missão, visão e valores, a importância de um trabalho em conjunto, educativo e visando o respeito as determinações impostas, especialmente no combate à pandemia”, declarou.

Além disso, a Visa atuou junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para realizar a organização para diminuição do fluxo de pessoas e cumprimento de medidas estabelecidas em Decreto a fim de mitigar a contaminação contra a covid-19.

A divisão de equipe possibilitou um olhar especial e cuidadoso para os moradores da zona rural do município, onde realizaram serviço educativo, entrega de kits de higiene e informações acerca dos cuidados contra a covid-19.

De acordo com o prefeito José Salomão, esse trabalho humanizado e de orientação é de suma importância. “Estamos diante de uma situação que aflige a todos, portanto, é preciso um trabalho diferenciado, de forma geral e que atenda e supra as expectativas de todos, zona urbana e rural. Por isso, parabenizo a equipe pelo belo desempenho prestado à nossa comunidade”, destacou o Prefeito.

A Visa também auxiliou a Secretaria Municipal de Saúde nas campanhas de vacinação, tanto contra a covid-19, como da influenza e antirrábica. Durante evento promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), junto aos funcionários da limpeza urbana, a Visa realizou orientações sobre o cuidado e manejo de resíduos, bem como, proteção dos trabalhadores.

O secretário municipal de saúde, Israel Leite Furtado, alerta que “a limpeza urbana é um serviço essencial e deve ser feito em conjunto com a colaboração da sociedade, é um ato de cidadania manter nosso ambiente limpo. Afinal, diminui a possibilidade de doenças”, salientou Israel.

Feiras, bares e lanchonetes

Segundo o relatório, a Visa esteve presente nas realizações das feiras, bares e lanchonetes da cidade, com o objetivo de orientar sobre os cuidados e medidas determinadas em Decreto, como uso de máscaras, evitar aglomerações, respeitar o horário de funcionamento.

Um trabalho constante, dia e noite em que a Visa procedeu, também, com rondas noturnas, vistorias em escolas, comércios, agências bancárias, praças públicas e locais onde haviam maior fluxo de pessoas.

“Este é apenas um resumo do trabalho executado, que segue, conforme as novas medidas publicadas. Nosso objetivo é fazê-las cumprir, sempre prevalecendo o respeito entre as partes”, concluiu Ivaneide.