Apresentação
Anisiana Jacobina Aires Sepúlveda da Silva, mais conhecida como professora Nisinha, nasceu em Dianópolis, filha de Celso Aires Cavalcante (Confúcio) e Carmen Jacobina Aires. É casada, mãe de três filhos e avó de quatro netos.
Estudou no Colégio João d’ Abreu desde o jardim de infância até o curso do magistério.
Em 1971 mudou-se para Brasília (DF) para estudar e trabalhar. Ingressou na Fundação Educacional do Distrito Federal, por meio de concurso e exerceu o Magistério por quase 12 anos. Formou-se em Biblioteconomia pela UNB. Em seguida fez o curso de Letras e duas especializações (Pós-Graduação) em língua portuguesa, sendo uma na faculdade em São Paulo e outra pela CesgranRio, do Rio de Janeiro.
Ainda na capital federal, concursada, a professora Nisinha trabalhou no Ministério das Relações Exteriores e ne Câmara dos Deputados. Voltou à Dianópolis e desde 1982 atuou como professora concursada, trabalhou no Colégio João d’ Abreu, sendo educadora por 42 anos. No Colégio, coordenou projetos de incentivo à leitura e escrita como: espalhando poesia, o jornal escolar “Juventude no Ar”, publicação de livros e muito mais. A professora Nisinha se aposentou em 2013.
Na vida pública, também em Dianópolis, Nisinha foi vereadora por dois mandatos. Teve participação ativa na fundação da primeira faculdade de Dianópolis, a FADES, na qual foi a primeira diretora acadêmica e também professora. Seu domínio proporcionou ministrar aulas em cursinhos e também na Unitins. Além disso, participou da fundação da Academia Dianopolina de Letras (ADL), na qual é membro fundador e Presidente. A ADLtrabalha com parcerias entre escolas e comunidade em geral, no intuito de valorizar os escritores locais, a cultura, a nossa história e tradição.
Atualmente, ocupa o cargo de Secretária Municipal de Educação, e como tal, trabalha para ver Dianópolis como polo cultura e/ou educacional de qualidade do Tocantins, pois acredita que é a Educação que realiza, que liberta, que traz vida e felicidade.